T11 0372 2139

5373 palavras 22 páginas
12 e 13 de agosto de 2011
ISSN 1984-9354

CAPITAL ESPIRITUAL: A EVOLUÇÃO
DO CAPITALISMO
Bruno Henrique da Costa Silva
(LATEC/UFF)

Resumo
Baseado nas teorias de Capital Espiritual, este artigo tem o objetivo de mostrar a importância e necessidade de mudança na cultura empresarial atual, uma vez que estamos ligados em uma rede mundial de negócios e transações financeiras, trannsformando a mesma em um sistema capitalista sustentável e consciente dos seus atos.
Palavras-chaves: Capital Espiritual, Mudança, Consciência e
Sustentabilidade.

VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011

1. Introdução
Nos contos de Ovídio, extraídos da mitologia grega temos a história de Erisictão:
“Notório por desprezar os deuses e não lhes fazia sacrifícios, uma vez quis construir um teto para seu salão de banquetes não duvidou em derrubar, ajudado por uns vinte Gigantes, uma árvore sagrada que formava um santuário ancestral da deusa Deméter construido pelos pelasgos, o povo que habitava a Tessália antes de serem expulsados pelo pai de Eresichtón.
As dríades que habitavam estas árvores correram a solicitar auxilio da deusa.
Deméter tomou a forma de sua sacerdotisa Nicipe e desta forma tentou de boas maneiras fazer Erisictão desistir de continuar com o sacrilégio. Mas este, longe de deixar-se disuadir, ameaçou matá-la com o mesmo machado que estava utilizando.
Foi então quando Deméter, vítima de uma ira sem precedentes, ordenou a Némesis (a vingança) e a Limos (a fome) que vingassem este ultraje. O terrível monstro penetrou nas entranhas de Eresichtón de tal forma que desde então nada saciaria seus desejos de comer, e quanto mais engulia mais cresceria sua fome.
Quando Erisictão vendeu todas as suas posses para comprar comida, seu pai se encarregou de alimentá-lo, mas foi tal sua voracidade que em pouco tempo acabou com as riquezas de Triopas e Erisictão acabou convertendo-se em um mendigo que comia imundices.
Nem sequer vendendo a sua filha Metra pôde

Relacionados