T1 EDI LUIZROMARIO

1544 palavras 7 páginas
EDI – Electronic Data Interchange

1. Conceito

A Troca Eletrônica de Dados, é a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. O uso do EDI tem como proposta automatizar estas transações comerciais e eliminar este grande número de papéis que são trocados entre empresas. Para que se consiga isto, é necessário conectar diretamente os computadores das empresas que transacionam entre si. O EDI não é uma mensagem de correio eletrônico, cujo formato é livre. Sua forma pretende suportar as transações interempresariais, necessitando para tanto ser adotada a partir de formatos rígidos que, além de atenderem aos requisitos básicos de cada tipo de negócio, estejam adequados sob os aspectos legais e fiscais. Para Zhang e Shi(5) EDI é a transmissão eletrônica de dados, processamento e armazenamento entre parceiros comerciais, o EDI possibilita e viabiliza de forma eletrônica a troca de documentos. Novaes descreve o EDI como sendo a transferência de forma eletrônica entre as empresas participantes com dados estruturados e padronizados dentro de um acordo prévio entre as partes. O mesmo autor cita que o EDI foi adotado na década de 80 nos setores de varejo e transporte e depois se expandiu para o setor automotivo. Em um aspecto geral podemos dizer que o EDI é o uso da tecnologia para troca de documentos que tradicionalmente eram enviados e armazenados em papel e passam a ser transmitido por meios eletrônicos.

2. Vantagens do EDI

Devido os dados serem protegidos, pois o EDI somente o emissor e receptor podem compartilhar o documento, permite maior segurança e melhora de forma significativa o atendimento com agilidade. Também diminui os custos operacionais, onde a interferência humana era necessária.
O EDI proporciona melhor controle e segurança, pois todo o tráfego de documento fica armazenado em banco de dados. Este controle contribui para reduzir o tempo de digitação e erros devido os dados estarem

Relacionados