Tópicos emergentes iii

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Atividade de Avaliação a Distância 1 |

Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública III
Curso: Gestão de Segurança Pública
Professor: Nome do aluno: Data: 15/10/2011

-------------------------------------------------
Orientações:
* -------------------------------------------------
Procure o professor sempreque tiver dúvidas.
* -------------------------------------------------
Entregue a atividade no prazo estipulado.
* -------------------------------------------------
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
* -------------------------------------------------
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Sobre crime, violência etransgressão o que é correto afirmar? Justifique sua resposta em seguida. (1,0 ponto)
a) ( ) Os fatores que levam alguém a cometer crimes estão relacionados ao seu temperamento e as condições sociais em que vive.
b) ( X ) O fenômeno da violência e da criminalidade é de múltipla dimensão, e sua compreensão perpassa por questões que dizem respeito à antropologia, sociologia, religião, filosofia,psicologia, dentre outras ciências.
c) ( ) As estruturas econômicas, sociais e políticas não são responsáveis pelas violências, eis que são criadas pra justamente enfrentá-la.
d) ( ) A cidadania somente pode ser adquirida se houver regulação e controle social, pois o homem é “violento” por natureza.
e) ( ) N.D.A.

R: Um dos dilemas que tem atravessado séculos é o da compreensão dascontradições dos modelos sociais com relação ao tratamento que tem dado a questão do crime, violência e transgressão.
A criminologia é a ciência que, surgida segundo autores pela fusão da Antropologia com pensamento sociológico, se ocupa do estudo das teorias do direito criminal, das causas do fenômeno criminal e suas características. Este fenômeno passa por diversas áreas de estudos e pesquisasex: Direito, a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia.

2. Sobre a criminologia o que é correto afirmar? Justifique sua resposta em seguida. (1,0 ponto)

a) ( ) A criminologia se ocupa do estudo dos delitos e das penas, sem se ater a outras questões do sistema de justiça criminal.
b) ( ) A criminalística é uma ciência que tem o mesmo papel dacriminologia no que tange à investigação das causas dos crimes.
c) ( X ) A interdisciplinaridade é uma das características da criminologia, que se acode de outras ciências para buscar explicações para o fenômeno chamado criminal.
d) ( ) Somente na modernidade é que houve uma preocupação com questões inerentes ao estudo do crime e do criminoso.
e) ( ) NDA

R: A compreensão,portanto, do crime e a da violência é interdisciplinar e multifatorial, tendo os cientistas de Beccaria e Lombroso a Alessandro Barata e Eugênio Raul Zaffaroni se deparado com o dilema das incertezas na busca de sua elucidação.
Agora, não se pode olvidar que o que mais tem inquietado as sociedades modernas é a questão da violência que se materializa em fatos crime, os quais são definidos placonsciência coletiva da unidade social.

3. Assinale a alternativa correta, justificando sua resposta em seguida: (1,0 ponto)

a) ( ) A obra “Dos Delitos e das Penas” de autoria de Beccaria foi um marco contra o Estado de terror penal vigente na Idade Média.
b) ( ) A obra de Beccaria contribuiu para os estudos que visavam se opor ao estado absolutista penal e à pena como mero instrumentode expiação moral e intimidação coletiva.
c) ( ) Beccaria contribuiu com sua obra com vários preceitos que se incorporaram no chamado Direito Penal Moderno, como por exemplo, os princípio da igualdade e da legitimidade.
d) ( ) “A certeza da punição e não o rigor do castigo” era um dos postulados de Beccaria com relação à prevenção do crime e da criminalidade.
e) ( X )...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Topicos emergentes e seguranca publica iii
  • TOPICOS EMERGENTES EM SEGURANÇA PUBLICA III
  • Tópicos Emergentes
  • Tópicos emergentes
  • Topicos emergentes
  • Tópicos emergentes em gestão de pessoas
  • Tópicos emergentes: postulados
  • Topicos emergentes em logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!