Tópicos em filsofia do trabaho

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Tópicos em Filosofia da Linguagem
Prof. Ernesto Perini Santos, Departamento de Filosofia, UFMG
Nome: Elison Carvalho


Responda a questão abaixo:
1 - Considere as seguintes frases

a)Capitu tinha olhos de ressaca
b)Capitu era casada com Escobar
c)Capitu gostava de cocada preta

Qual valor de verdade pode ser atribuído a cada uma destas sentenças segundo as teorias de Meinong, Frege eRussel? Explique sua resposta para cada uma delas.

Meinong

1 – Meinong: a) verdadeiro – b) falso – c) nem falso nem verdadeiro

Para Meinong, todo conjunto de propriedades corresponde a um objeto de pensamento. Na perspectiva do filósofo, por exemplo, na medida em que pensamos em Capitu da obra de Machado de Assis, necessariamente estamos através do ato intencional, estabelecendo umarelação com um objeto externo. Em tal relação, tem que se levar e conta na dimensão do objeto, dois tipos de propriedades: nucleares e extra-nucleares. O objeto Capitu possui propriedade nucelar (definidoras do objeto) de ter olhos de ressaca, porém não possui a propriedade nuclear de ser casada com Escobar, mas sim com Bentinho. Com relação à questão c, ao lermos a obra, nada encontraremos mencionadosobre o gosto de Capitu por cocada, trata-se de uma propriedade não contida no texto.


Frege
2 – Frege: a) sem valor de verdade – b) sem valor de verdade – c) nem verdadeiro nem falso

Para Frege, a existência não é uma propriedade de objetos, mas de conceitos sob os quais os objetos caem. Na sua perspectiva, para que um conceito exista necessariamente ele tem que ser instanciado. Nadimensão de nomes próprios, quando estes estão inseridos em uma frase, o nome próprio precisa denotar algo, o seu valor de verdade é a sua referência. Sob a ótica argumentativa deste autor, Capitu não estaria designando nada, por não possuir um portador. Já que tal nome não possui referência, as letras: a – b, serão sem valor de verdade. Quanto a letra c, na obra ficcional que pertence Capitu, nãoexiste nada mencionado sobre ela gostar ou não do doce, a proposição tem sentido, mas não é verdadeira nem falsa.

3 – Russel: a) falso – b) falso – c) falso

Para Russel, pensamento sobre inexistentes serão sempre falsos. Isto em função de operarem com conjuntos de propriedades não instanciadas. O pré-requisito para a determinação de condições de verdade de uma frase, envolve a dimensão dasproposições, estas têm de ser compostas por elementos que apreendemos. É necessário possuirmos o conhecimento de trato mediato de um objeto, ou seja, precisamos ter representações. Contrariamente, no caso de proposições com nomes próprios que temos conhecimento somente através de descrições, como podemos perceber na questão de Capitu, que não pode ser constada pela dimensão de nossa sensibilidade,serão sempre falsas. Assim: a – b – c para Russel seriam falsas.


2 – Segundo a teoria meinonguiana, objetos existentes são completos, mas objetos inexistentes são incompletos. Explique esta afirmação. Utilize exemplos em sua resposta.

A teoria de Meinong abarca o que existe e o que não existe, incluindo quer os objetos que são meramente possíveis, quer os objtos que são impossíveis, e talvezobjetos incompletos. Nesta linha, qualquer coisa é um objeto, mesmo que não exista, possui de algum modo uma constituição, e, portanto pode ser objeto de predicação. Acontece que Meinong estabelece que os objetos que não existem, podem ter as mesmas propriedades que os objetos reais. Esta disposição fere contundentemente alguns princípios lógicos fundamentais, vejamos: É necessário que seja feitaa distinção entre o ser de um objeto e as suas características, que são independentes de seu ser. Um quadrado redondo (violação do princípio de contradição), por exemplo, tem as características de ser tanto quadrado quanto redondo, mas não tem ser. É um objeto impossível, pois possui característica contraditória. Os objetos possíveis e completos são aqueles que não têm características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filsofia
  • Filsofia
  • trabaho
  • Trabaho
  • Trabaho
  • trabaho
  • trabaho
  • Trabahos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!