Tópicos de Reflexões sobre alfabetizações - Emilia Ferreiro

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Ferreiro, Emilia. Reflexões sobre alfabetização / Emilia Ferreiro: Tradução Horácio Gonzales (et. al.), 24. Ed. Atualizada – São Paulo: Cortez, 2001. – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 14).

A partir da leitura do livro de Emilia Ferreiro, discorrer sobre os tópicos a seguir:

1) Pressupostos Metodológicos (p.29-41).

Para Emilia Ferreiro (2001), há uma polêmica nas discussões sobre aprática alfabetizadora, em relação aos métodos utilizados: analíticos versus sintéticos; fonéticos versus global, entre outros. Ferreiro (2001), também deixa claro que nenhuma dessas discussões levou em conta as percepções das crianças sobre o sistema de escrita. Dessa forma, deve-se aceitar que os métodos não oferecem nada mais além do que sugestões e incitações. Assegurando também, que o métodonão pode criar conhecimento, e que nenhuma prática pedagógica é neutra, estando todas apoiadas no modo de conceber o processo de aprendizagem e também o objeto dessa aprendizagem.
A autora cita três dificuldades básicas, encontradas em diferentes experiências com profissionais de ensino, que necessitam ser expostas: a primeira consiste na visão que o adulto já alfabetizado tem do sistema daescrita; a segunda, a confusão entre desenhar e escrever as letras; e por último, mas não menos importante, a dedução do conhecimento das letras e seu valor sonoro convencional.
De acordo com Ferreiro (2001), uma vez ilustradas estas dificuldades conceituais iniciais, é possível analisar a prática docente em termos diferentes do metodológico. E conclui que um novo método não resolve os problemas, massim que é preciso reanalisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes a elas, e até que ponto funcionam como filtro de transformação seletiva e deformante de qualquer proposta inovadora.

2) A escrita: defendida analisada pela autora e sugestões aos educadores (p. 42-60).

Ferreiro (2001) fala da compreensão do sistema de escrita, afirmando quea leitura e a escrita têm sido tradicionalmente consideradas como objeto de uma instrução sistemática. Segundo Ferreiro (2001), as atividades de interpretação e de escrita tem início antes da escolarização, onde a aprendizagem se fixa num sistema de concepções previamente elaboradas, e não pode ser reduzida a um conjunto de técnicas perceptivo-motora. Afirma ainda, que a escrita não é um produtoescolar, e sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade e que existe um processo de aquisição da linguagem escrita que antecede e extrapola os limites escolares.
De acordo com Ferreiro (2001), num primeiro momento a criança passa pelo conflito da distinção em o que é e o que não é uma figura. Passando essa fase, começa um trabalho cognitivo em relação a um segundo conjunto,que é a quantidade mínima de caracteres, critério este que tem uma influência crucial em todo desenvolvimento. O critério seguinte se refere à variedade interna de caracteres, não bastando certo número de grafias convencionais para que se possa ler, é necessário que estes grafemas variem também.
A autora enfatiza que a escola tem um papel importante na aprendizagem, no entanto, este papel nãodeveria ser de fornecer todas as chaves do sistema alfabético inicialmente, e sim dar condições para que a criança as descubra sozinha. Desta forma o professor deverá adaptar seu ponto de vista ao da criança, estando sempre alerta sobre o que deve ser considerado. Para Ferreiro (2001), deve-se abandonar a ideia de que nosso modo de pensar é único, aceitando o ponto de vista do sujeito emdesenvolvimento. Ainda de acordo com Ferreiro (2001), os professores precisam estar atentos a alguns aspectos importantes, tais como: não supervalorizar as competências da criança, trabalhando a escrita de maneira clara e natural à linguagem, mas também não menosprezar os conhecimentos da criança, trabalhando unicamente com base na escrita, como cópia e sonorização dos grafemas; não desvalorizar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tópicos Resumitivos Tópicos Resumitivos
  • REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO Emília Ferreiro
  • Ferreiro, Emilia. Reflexões sobre alfabetização
  • Emília Ferreiro
  • reflexões de Emilia ferreiro
  • Considerações sobre emilia ferreiro
  • Trabalho sobre emilia ferreiro
  • Resumo do 1º cap. do livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!