tópicos de contabilidade

Páginas: 32 (7763 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Para que a exposição de um sistema de pensamento seja clara, é preciso que se comece pelas origens”. Arthur S. Eddington. Só as origens dos pensamentos nos podem dar melhor ideia de como se justificam os fatos presentes. A qualidade e a quantidade das reservas de utilidades, quer de caça, quer de colheitas, foram elementos que o homem notou como algo distinto, como conquista de seu trabalho.Essa observação empírica produziu, também, a ideia originária de coisa que se pode dispor para obter-se utilidade, como meio apto para suprir necessidades, ou seja, o “patrimônio”. Com o uso de sua arte, o homem passou a evidenciar a riqueza patrimonial que detinha, em inscrições nas paredes das grutas e também em pedaços de ossos, utilizando-se dos instrumentos de que já dispunha. O desenho doanimal ou da coisa representava a natureza da utilidade que o homem primitivo havia conquistado e guardara; os riscos que quase sempre se seguiam ao desenho da coisa ou objeto denunciavam a quantidade existente. De forma rudimentar, as inscrições procuravam, com desenhos, representar a qualidade da coisa e com rabiscos a quantidade. A medida que mais coisas começaram a formar riqueza, com maiorvariedade, também mais complexas foram ficando as inscrições, forçando a aprimorar o critério de registrar as “contas” (conjunto explicativo de memória de coisas e quantidade delas). Assim nasceram os registro de uma escrituração contábil; contábil porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial do individuo ou de sua família.
Essa foi a fase de um empirismo primitivo em que as inscrições deriqueza denunciavam o início de um conhecimento que haveria, ao longo dos anos, de tornar-se cada vez mais complexo. Há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o Estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também, o desenvolvimento da escrita contábil. Os registros eram feitos em pequenas peças de argila, todasrelativas a cada fato (de início), depois resumidas em uma maior (que era o do movimento diário ou de maior período) e também se juntavam por natureza de acontecimentos (pagamentos de MO, de impostos, colheitas etc.). Calculava-se quanto se gastava para produzir e se escriturava tudo isto (custos), assim como se faziam previsões ou cálculos antecipados sobre o movimento das riquezas (orçamentos).Com a invenção da escrita , desenvolver-se-ia, ainda mais, o sistema de registros, mas, segundo estudiosos da questão, foi a escrita contábil que deu origem a escrita comum e não o inverso. Na antiguidade, o conhecimento contábil estava limitado ao do registro e suas normas, mas já era aprimorado e também ensinado em escolas, juntamente com os cálculos matemáticos. Amplo era o uso dos livros naantiguidade clássica, porque ampla era a análise dos fatos; os romanos chegavam a ter um livro de escrituração de fatos patrimoniais para cada atividade que era desenvolvida (livro de bens patrimoniais, da fabricação de azeite, de despesas e receitas etc.).
Sistematização dos registros e razões de um novo processo denominado “partidas dobradas”.
Como a escrituração contábil era ensinada nasescolas de matemática, é muito possível que tal influência, especialmente a que se refere a equação, tenha alimentado a lógica do registro.


Matematicamente a = b
Contabilmente débito = crédito
Logicamente efeito = causa
Não eram dois fatos que a partida dobrada estava, por evolução, a sugerir que se registrasse, mas um só fenômeno, sob dois aspectos contábeis: o de seu débito (efeito) e de seucrédito (causa), obrigatoriamente correlatos.
Antes existia um registro dito “tabular”, de dupla evidência, que consistia na divisão dos registros por linha ao meio da tábua ou da folha, colocando-se em cima os devedores e abaixo os credores; sem dúvida, eram duas as seções (a de cima e a de baixo), mas não se fazia conexão entre débito e crédito. Como elemento essencial do processo de partidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TOPICOS DE CONTABILIDADE
  • TOPICOS CONTABILIDADE
  • Tópicos Especiais Contabilidade
  • Tópicos Avançados em Contabilidade II
  • Tópicos Especiais em Contabilidade
  • Tópicos avançados em contabilidade
  • Tópicos avançados de contabilidade
  • Topicos contemporaneos contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!