Títulos

Páginas: 4 (908 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2012
TITULOS DE CRÉDITOS (Gladston Mamede) art. 887 a 926 CC

Podemos dizer que título é como um documento no qual se inscreve o direito (o credito) de alguém a algo, tornando-o titular dessaprestação. Em primeiro lugar só são títulos de créditos aqueles expressamente previstos em lei – tipificado em lei; Em segundo, os títulos não apenas provam um direito e sim o representam, já que são documentosnecessários ao exercício do direito neles anotados. Art.887CC.

Titulo de credito pode ser chamado de direito cambial, por causa da facilidade com que se pode transferi-lo de um credor para outro,permitindo seu emprego nas relações comerciais. Cambiar, significa trocar, mudar. Isso acontece com os títulos de créditos sem que eles percam o seu valor.

Princípio da Cartularidade: com acriação e emissão do titulo de crédito, é a obrigação nele anotada passada a ter seu cumprimento vinculado ao titulo e, somente com a apresentação, pode ser exigida. Tendo a finalidade de permitir acirculação do credito, dando segurança ao que recebe o titulo de que o pagamento não será eito outro. É um documento, ou seja, todos os títulos de créditos têm que ser documentado – cartulado para comprovar aexistência.

Princípio da Literalidade: no sentido de que a obrigação, em todo o seu contorno, está relação jurídica representada pelo titulo de crédito. Serve para a proteção das partes envolvidascom o titulo de créditos e, principalmente, aos terceiros de boa-fé. Nada mais é do que tudo que está posto.

Princípio da Autonomia: Independentes. É a possibilidade de circulação de credito semdepender de mais nada do que o documento no qual se escreve literalmente. Significa que as obrigações representadas por um título de crédito são independentes entre si. Se uma delas for eivada devícios jurídicos não comprometerá a validade e eficácia das demais obrigações constantes do mesmo título.

Principio da Abstração: Consiste na separação da causa ao título por ela originado. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulo
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Titulo
  • Títulos
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Título

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!