Título

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Desenvolvimento
O Estado do Paraná situado na região sul do Brasil, é composto por três planaltos sendo estes o primeiro planalto, segundo e terceiro planalto, possuindo assim um relevo ondulado eum clima temperado.
O Primeiro Planalto esta localizado entre a Serra do Mar e o Planalto de Ponta Grossa, formado em sua maioria por rochas sedimentares da era proterozoica e cenozoica sendo elas:Filitos, Dolomitos, Mármores, Quartzitos. A vegetação nativa é a conhecida Mata das Araucárias e de seu solo, é extraído o calcário dolomítico, utilizado na correção de níveis de acidez nos solos.
Jáno Segundo Planalto também conhecido como Planalto dos Campos Gerais ou Planalto de Curitiba, localizado entre as cidades de Mauá da Serra e Ponta Grossa é formado por rochas sedimentares sendo elas:Arenito, folhelos, carvão mineral, varvitos, siltitos e tilitos.
Com solo ácido e raso expondo o material de origem, apresenta uma forma acidentada, favorecendo a pecuária e a silvicultura que é maisencontrada nesta região.
O Terceiro Planalto também conhecido como Planalto de Guarapuava sua formação e dada por rochas ígneas (basalto, diábases e melafiros) e deposito de arenito (Botucatu eCaiuá), compreendido entre Mauá da serra e o limite oeste do Paraná onde aconteceu o maior derrame de lavas conhecidas como Derrame de Trapp, originando “Terra Rocha”, localizada no noroeste do Paraná.1°parada: Marialva - PR
O primeiro a ser visto foi o NEOSOLO, por ser muito raso como o seu material de origem praticamente visível possui 50 % do material parecido com a rocha que o originou. Nesseperfil conseguimos visualizar somente o horizonte A e o R(rocha matriz).
O segundo perfil de solo a ser observado foi o CAMBISSOLO composto pelos horizontes A e Bi (b incipiente em formação)C, R. Porser um solo que sofre uma ação de intemperismo muito intensa pode ser considerado não muito fértil.
Outro perfil de solo encontrado foi o NITOSSOLO, constituído também por material mineral por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulo
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Titulo
  • Títulos
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Título

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!