Título: sobrecarga de frutose em ratos wistar submetidos a exercícios fisicos progressivo.

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
TÍTULO: SOBRECARGA DE FRUTOSE EM RATOS WISTAR SUBMETIDOS A EXERCÍCIOS FISICOS PROGRESSIVO.

Alyne Pereira Feltrin
Hediane Isenco Rocha
Paula Neri da Silva
Simone Carla Duran

RESUMO

Avaliar a influencia da sobrecarga de frutose na capacidade de realizar esforço e nas respostas durante e após testes de exercício progressivo com a natação, foram utilizados ratos WISTAR, alimentados comdietas padrão e dieta padrão mais frutose. Evidências apontam que a ingestão exacerbada de frutose pode desencadear distúrbios característicos da síndrome metabólica. Foram utilizados 20 ratos machos da linhagem WISTAR, recém-desmamados, com peso médio de 88g. Inicialmente todos os animais foram submetidos a uma adaptação de três dias ao ambiente experimental, recebendo dieta padrão de laboratório.Posteriormente, foram divididos em dois grupos de 10 ratos sendo que o 1º grupo vai utilizar dieta padrão e o segundo grupo dieta padrão mais frutose. Ao termino do experimento e analise das anotações ao decorrer do experimento chegamos à conclusão de que o grupo de ratos WISTAR que recebeu a frutose como fonte de energia conseguiu um melhor desempenho na atividade física realizada (natação) doque o grupo que recebeu somente a dieta padrão, consequentemente nas analises os níveis de triglicérides e da glicose foram elevados, o grupo que recebeu a dieta padrão também se verificou que a glicose estava elevada, pois na pratica do exercício ela foi estimulada.

Palavra-chave: Frutose, Energia, Desempenho.

INTRODUÇÃO

A frutose (também conhecida como levulose) além de ser encontrada sobforma isolada na natureza, também faz parte como componente de outros tipos de carboidratos de moléculas mais complexas, como a sacarose, a insulina e a rafinose, por exemplo.
A frutose é o monossacarídeo predominante em várias frutas principalmente maçãs, laranjas e melões e nas leguminosas (soja, ervilha, lentilha e feijão) e outros vegetais (repolho, cebola, alho, entre outros). Por isso, seunome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são uma importante fonte de frutose.
Outra importante e conhecida fonte alimentar desse açúcar é o mel feito do néctar das plantas, o qual fornece a maior concentração de frutose (aproximadamente 42,4% do peso total do alimento contém frutose na forma livre), sendo considerado um adoçante natural.
Os principais componentes do melsão os açúcares, sendo que os monossacarídeos frutose e glicose representam 80% da quantidade total (White, 1975). Já os dissacarídeos sacarose e maltose somam 10%. White & Siciliano (1980) encontraram em alguns tipos de mel, açúcares incomuns como a isomaltose, nigerose, leucarose e turanose. A alta concentração de diferentes tipos de açúcar é responsável pelas diversas propriedades físicas do mel,tais como: viscosidade, densidade, higroscopicidade, capacidade de granulação (cristalização) e valores calóricos (Campos, 1987). Além dos açúcares, a água presente no mel tem papel importante na sua qualidade e características.
A glicose, a frutose e a galactose são monossacarídeos e são os únicos carboidratos que podem ser absorvidos pela corrente sangüínea através da parte interna dointestino. Monossacarídeos e dissacarídeos são chamados de carboidratos simples.
A ingestão de frutose como única fonte de carboidratos não é aconselhável, pois sua absorção é mais lenta, assim como sua conversão em glicose. Porem quando pequenas quantidades de frutose são administradas em combinações com outros carboidratos, essa associação apresenta vantagens metabólicas. A frutose não causa nenhumefeito adverso quando é administrada em pequenas quantidades junto com outros carboidratos como a glicose e a maltodextrina.
A frutose, se ingerida sozinha, apresenta uma velocidade de absorção mais lenta que pode causar transtornos gastrointestinais. A ingestão de carboidratos a uma velocidade de 30 a 60 gramas por hora tem demonstrado que melhora o desempenho. Essa quantidade de carboidratos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos do exercício físico em ratos espontaneamente hipertensas
  • Relatório de observação comportamental de rato wistar
  • Exercicios fisicos
  • EXERCÍCIOS FISICOS
  • exercicios fisicos
  • Exercícios físicos
  • exercicio fisico
  • Exercicio fisico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!