Tétano

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2013
TÉTANO
Tétano é uma doença infecciosa aguda não-contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Clinicamente, a doença manifesta-se por febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperrel exia e espasmos ou contraturas paroxísticas espontâneas ou ocasionados por vários estímulos,tais como sons, luminosidade, injeções, toque ou manuseio. Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido. O tétano, é uma doença imunoprevinível, pode acometer indivíduos de qualquer idade e não é transmissível de uma pessoa para outra. A ocorrência da doença pe mais frequente em regiões onde a cobertura vacinal da população é baixa e o acesso á assistência médica é limitado.
O tétanoacidental (decorrente de acidentes) é, geralmente, é adquirido através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com esporos do Clostridium tetani, que são encontrados no ambiente (solo, poeira, esterco, superfície de objetos - principalmente quando metálicos e enferrujados). O Clostridium tetani, quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos esujeira), torna-se capaz de multiplicar-se e produzir tetanospasmina, que atua em terminais nervosos, induzindo contraturas musculares intensas.
Tétano neonatal, nesse tipo as gestantes que nunca foram vacinadas, além de estarem desprotegidas não passam anticorpos protetores para o filho, o que acarreta risco de tétano neonatal para o recém-nato (criança com até 28 dias de idade). O tétanoneonatal (tétano umbilical, "mal dos sete dias") é adquirido quando ocorre contaminação do cordão umbilical com esporos do Clostridium tetani. A contaminação pode ocorrer durante a secção do cordão cominstrumentos não esterilizados ou pela utilização subseqüente de substâncias contaminadas para realização de curativo no coto umbilical (esterco, fumo, pó de café, teia de aranha etc).

AGENTEETIOLÓGICO
O Clostridium tetani, bacilo gram-positivo esporulado, anaeróbico, morfologicamentesemelhante a um ali nete de cabeça, com 4 a 10μ de comprimento. Produz esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos. O Clostridium tetani é comumente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, nos seguintes meios: pele, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do homem,sem causar doença), fezes, terra, reino vegetal, águas putrefatas, instrumentos perfurocortantes enferrujados, poeira das ruas, etc.
TRANSMISSÃO
Não há transmissão direta ou indireta. Quando em condições anaeróbicas (ausência de oxigenio), como ocorre em ferimentos, (condições favoraveis, presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), os esporos germinam para a forma vegetativa doClostridium tetani, que multiplica-se e produz duas exotoxinas, a tetanolisina e a tetanospasmina, que são disseminadas através do sistema circulatório. A tetanospasmina, responsável pelas manifestações clínicas do tétano, é uma neurotoxina extremamente potente, capaz de ser letal para seres humanos ,que atua em terminais nervosos, induzindo contraturas musculares intensas.
Período de incubação é operíodo requerido pelo esporo para germinar, elaborar as toxinas e permitir que estas atinjam o sistema nervoso central, gerando alterações funcionais com aumento da excitabilidade. Varia de um dia a alguns meses, mas comumente é de três a vinte um dias.
MANISFESTAÇÕES CLÍNICAS
O primeiro sinal é o Trismus, ou seja, contração da músculos madibulares, não permitindo a abertura da boca, em seguidaencontraremos rigidez de pescoço e costa, Risus sardonicus (riso causado pelo espamo dos músculos em volta da boca), dificuldade de deglutição, rigidez muscular do abdomen, opistótono (uma forma de espamos tetânicos em que se recurvam pra trás a cabeça e os calcanhares, arqueando-se por diante o resto do corpo). Os espamos duram de 3 à 4 semanas, e a recuperação pode levar a meses, 30% dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tetano
  • Tétano
  • tetano
  • Tétano
  • Tétano
  • tétano
  • Tétano
  • tetano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!