TÉTANO

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Tétano



Oque é?
O tétano é uma doença infecciosa e não contagiosa causada pela toxina da Clostridium tetani - uma bactéria gram-positiva e anaeróbica, que penetra no organismovia lesões da pele e provoca espasmos nos músculos voluntários, principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos, causando a morte por asfixia.

Transmissão
Abactéria é encontrada no solo, em fezes de animais ou humanas que se depositam na areia, ou na terra sob uma forma resistente (esporos). A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo deferimento na pele contaminado com areia ou terra. Ferimentos com objetos contaminados normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença, se a pessoa não tiver sido vacinada.
Oesporo do bacilo Gram positivo tetânico tem sido encontrado em percentuais variados no solo das diferentes regiões da terra.
Quando alguém se fere profundamente e não faz a higiene necessária, os médicossolicitam a aplicação do soro antitetânico, para que o tétano não se desenvolva. Esse cuidado é muito importante, porque a toxina tetânica tem afinidade pelo sistema nervoso e pode levar à pessoa amorte. O soro é uma preparação com anticorpos já prontos para o uso na defesa do organismo.
Progressão e sintomas

A Contaminação de feridas com esporos leva ao desenvolvimento e multiplicação localde bacilos. Eles não são invasivos e não invadem outros órgãos, permanecendo junto à ferida. Aí formam as suas toxinas, que são responsáveis pela doença e por todos os sintomas.
O período deincubação pode variar de 3 a 21 dias (sendo o mais comum 8 dias). Em casos de recém-nascidos, o período de incubação é de 4 a 14 dias, sendo sete o mais comuns. Na maioria dos casos, quanto mais afastada dosistema nervoso estiver a ferida, mais longo é o período de incubação. O período de incubação e a probabilidade de morte são inversamente proporcionais.
O tétano caracteriza-se pelos gases que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tetano
  • Tétano
  • Tétano
  • tetano
  • Tétano
  • Tétano
  • tétano
  • Tétano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!