Técnico

Páginas: 6 (1364 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
Válvula controladora de fluxo ou de vazão
A função da válvula controladora de vazão é a de reduzir o fluxo da bomba em uma linha do circuito. Ela desempenha a sua função por ser uma restrição maior que a normal no sistema. Para vencer a restrição, uma bomba de deslocamento positivo aplica uma pressão maior ao líquido, o que provoca um desvio de parte deste fluxo para outro caminho. Este caminhoé geralmente para uma válvula limitadora de pressão, mas pode também ser para outra parte do sistema. As válvulas controladoras de vazão são aplicadas em sistemas hidráulicos quando se deseja obter um controle de velocidade em determinados atuadores, o que é possível através da diminuição do fluxo que passa por um orifício.



Orifício Fixo
Um orifício fixo é uma abertura reduzida de umtamanho não ajustável. Exemplos comuns de orifícios fixos, em hidráulica, são os plugues de um tubo ou válvula de retenção com um furo usinado através do seu centro, ou uma válvula comercial controladora de fluxo preestabelecida pela fábrica.

Orifício Variável
Muitas vezes um orifício variável é melhor do que um orifício fixo, por causa do seu grau de flexibilidade. Válvula de gaveta, válvulasglobos e válvulas controladoras de vazão variável são exemplos de orifícios variáveis.

Válvula Controladora de Vazão Variável
O fluido que passa através de uma válvula controladora de vazão variável deve fazer uma curva de 90º e passar pela abertura que é a sede da haste cuja ponta é cônica. O tamanho da abertura é modificado pelo posicionamento do cone em relação à sua sede. O tamanho doorifício pode ser variado com ajuste muito fino devido ao parafuso de rosca fina na haste da agulha da válvula. Uma válvula controladora de vazão variável é o orifício variável usado com mais frequência num sistema hidráulico industrial.



Válvulas de Controle de Vazão Variável no Circuito
O circuito ilustrado consiste de uma bomba de deslocamento positivo de 20 litros/min, de uma válvulalimitadora de pressão, válvula direcional, um orifício fixo e um cilindro que tem uma área de pistão de 20 cm2.

Com a válvula limitadora de pressão ajustada a 35 kgf/cm2, a bomba tenta mandar seus 20 litros/min de fluxo através do orifício. Devido ao tamanho da abertura do orifício, somente 8 litros/min passam através do orifício antes que a pressão atinja a regulagem de 35 kgf/cm2 na válvulalimitadora de pressão (isso, é claro, acontece instantaneamente). 8 litros/min passam através do orifício e saem para o atuador. 12 litros/min avançam sobre a válvula limitadora de pressão e a haste do pistão se move a uma taxa de 400 cm/min.

Se uma válvula controladora de vazão variável fosse usada no mesmo circuito, a velocidade da haste poderia ser modificada facilmente.

Válvula reguladorade fluxo unidirecional
Consiste em uma válvula controladora de vazão descrita anteriormente e mais a função de uma válvula de retenção simples em by pass. Com essa combinação é possível obter fluxo reverso livre, sendo de grande aplicação na hidráulica industrial. Através de um parafuso de ajuste determina-se a taxa de fluxo que deve ser requerida no sistema para se obter a velocidade desejada.Quanto à posição de instalação, está em função do tipo de controle que se deseja aplicar no sistema.


Métodos de Controle
Basicamente temos três maneiras de se aplicarem válvulas controladoras de vazão, sendo as duas primeiras com retenção integrada, e na terceira não se faz necessário o uso da retenção.
1º Método - Meter-In
Meter-in significa controle na entrada. Nesta operação a válvuladeverá ser instalada no atuador, de maneira que a retenção impeça a passagem do fluido, obrigando o mesmo a passar através do orifício controlado para a entrada da câmara do atuador. Este método é bem preciso e utilizado em aplicações onde a carga sempre resiste ao movimento do atuador, em casos onde se deve empurrar uma carga com velocidade controlada ou levantar uma carga com o cilindro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnico
  • Técnico
  • Tecnico
  • Tecnico
  • tecnico
  • Tecnico
  • Tecnico
  • Técnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!