Técnico e estudante de engenharia

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Linguagem tipada
Classificação
* Linguagens fortemente tipadas são aquelas em que a declaração do tipo é obrigatória. Todas as variáveis têm um tipo específico que tem que serexplicitado. Java, C++, C♯, Fortran, Ruby eCobol são exemplos deste tipo de linguagem.
* Linguagens fracamente tipadas ou Dinamicamente tipadas são aquelas em que durante a execução do programa podem alterar otipo de dados contido em uma variável. Permitem que o programador não tenha de fazer conversões de tipos (cast). Exemplos destas linguagens são PHP, Javascript, Python e Perl.
* Linguagens nãotipadas, são aquelas em que existe apenas um tipo genérico ou mesmo nenhum tipo de dados. Entre estas estão a Linguagem de montagem ou Assembly, BCPL e algumas versões de Forth.
Fortemente ou fracamentetipada
Um objeto é determinado pelo que ele pode fazer e não pelo seu tipo.
(tipo fraco)
Um conceito que muita gente confunde com tipo dinâmico ou estático é se uma linguagem é fortemente oufracamente tipada.
A definição de fortemente ou fracamente tipada tem relação com quão profundamente um sistema verifica as operações que podem ser feitas sobre uma estrutura de dados.
Em linguagensfortemente tipadas, as operações são aplicadas para estruturas de dados bem definidas e cada operação define os tipos de dados que deve receber. Em linguagens fracamente tipadas, as operações sãoaplicadas para qualquer estrutura de dados; porém, essas operações podem falhar em tempo de execução caso a estrutura não suporte a operação.
Em uma linguagem fortemente tipada o sistema tem garantiassobre o comportamento do programa. Em uma linguagem fracamente tipada, essa garantia não existe porque uma estrutura de dados pode receber novas funcionalidades em tempo de execução.
Exemplo de umafunção que realiza a soma de dois números, um inteiro e um ponto flutuante, e devolve um resultado em ponto flutuante:
Java (Fortemente tipada):
float soma(float a, int b) {
return a + b;
}...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante de engenharia
  • Estudante de engenharia
  • Estudante de Engenharia
  • estudante de engenharia
  • Estudante de engenharia
  • Estudante de engenharia
  • Estudante engenharia
  • Estudante de engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!