Técnico Florestal

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA
E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS JI-PARANÁ
CURSO TÉCNICO EM FLORESTA






ALINE ANDRADE BATISTA






DEGRADAÇÃO DA MADEIRA











JI-PARANÁ- RO
2012
ALINE ANDRADE BATISTA










DEGRADAÇÃO DA MADEIRA





























Introdução

Ocrescimento da população mundial tem forçado a indústria a utilizar novas fontes de energia e instigar a melhor utilização dos recursos florestais. A madeira seja de Floresta Plantada ou nativa é um recurso natural renovável estratégico e participa do setor social, econômico e ambiental. É altamente necessário organizar estratégias para sua prevenção e economicidade desse recurso florestal tãoimportante.


























A madeira tem a função de sustentação mecânica da planta pode sofrer danos irreversíveis que são inicialmente detectados pela variação de cor, e esses danos podem chegar a comprometer as propriedades químicas, físicas e mecânicas da mesma. A deterioração da madeira pode ocorrer devido à ação de agentes biológicos, físicos, químicos emecânicos.
Biológicos: Os agentes biológicos são os mais abundantes, pois realizarem a ciclagem natural dos nutrientes que a compõem a celulose, hemicelulose, açúcares, proteínas as transformando em energia. A degradação da madeira é causada por organismos xilófagos como: fungos, insetos moluscos, crustáceos e bactérias. Dentre os fatores biológicos é destacada a ação de microorganismos fúngicosapodrecedores de madeira.
Físicos: O principal agente físico é o fogo que devasta pátios de estocagem e floretas imensas em pouco tempo, mas ele fica em segundo plano em relação aos agentes biológicos.
Químicos: Esse tipo de deterioração pode ser encontrada em peças de madeira que ficam ou ficaram em contato com ferro. Quando a madeira fica em contato com ácidos e bases fortes, enxofre, óxido de ferro,entre outros, sofre transformações químicas que reduz suas propriedades físico-mecânicas. A madeira quando decomposta por agentes químicos fica amolecida e com aparência desfibrada.
Mecânicos: Essa deterioração pode ser encontrada em blocos de madeira usados na pavimentação de cais, pois madeira submetida a qualquer tipo de movimento está sujeita a desgaste mecânico. Esse desgaste muitas vezespode ser confundido com o apodrecimento caudado pelos fungos.

Fungos: Os fungos são vegetais rudimentares, nutrem-se de animais e plantas em decomposição (saprófitos). A deterioração das madeiras por fungos ocorre em diferentes formas. Em casos extremos, os fungos são capazes de decompor totalmente a madeira ou somente mancha-lá. Os fungos são responsáveis por grandes perdas econômicas. Atemperatura ideal para o desenvolvimento dos fungos xilófagos varia entre 25° a 30°C. De modo geral esse ataque dos fungos ocorre quando a madeira apresenta umidade acima de 20%.
Há também fungos que atacam a madeira, na construção civil, por exemplo, desenvolvendo-se quando há calor, umidade e imobilidade. Brotam então dos esporos iniciais ramificações que seu desenvolvem e tomam formas semelhantes apanquecas gigantes. Para evitar a proliferação, retira-se e queima-se toda a madeira apodrecida até 60-100 cm da área afetada. Toda a madeira ou num raio de 90 cm da área removida terão de ser tratadas com um líquido contra o apodrecimento por fungos. Antes de colocar a madeira nova, trate-a.

Os principais tipos de fungos que atacam a madeiras são:
- Fungos emboloradores
- Fungosmanchadores
- Fungos apodrecedores
- Fungos de podridão parda

Bactérias: O ataque de bactérias em madeiras é conhecido há mais de trinta anos. Em 1950, o pesquisador Varossieu descreveu a ocorrência de uma deterioração lenta em madeiras mantidas em condições de anaerobiose por longos períodos. O fator mais importante para a instalação destes microorganismos na madeira é o elevado teor de umidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório técnico manejo florestal
  • Relatorio Técnico Florestal
  • Projeto técnico de recuperação e recomposição florestal
  • DESEMPENHO TÉCNICO E CUSTOS DA MECANIZAÇÃO FLORESTAL SOBDIFERENTES PREPAROS DE SOLO
  • Florestal
  • Florestal
  • florestal
  • Florestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!