Técnico em Segurança do Trabalho

Páginas: 13 (3010 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MATO GROSSO
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO
UNIDADE DE CÁCERES
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO- GESTÃO DE EMERGÊNCIA















PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA - PAE





Docente: Esp. Paula Caires CologneseDiscentes: Rafael Vinicius França Silva












Cáceres – MT, 01/04/13
INTRODUÇÃO


O Plano de Ação de Emergência é uma diretriz criada pelo serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT), que tem como funçao preparar a empresa , em caso de possíveis emergências. O Plano deve fazer uma caracterização da empresa, que deve ter em contareferências geográficas, por um lado, e referências estruturais e de equipamentos, por outro.
Assim, o estudo de análise de risco deve ser considerado como um pressuposto básico para a elaboração de um P.A.E. Essa caracterização deve ter em conta referências geográficas, por um lado, e referências construtivas e a equipamentos, por outro.
Na introdução deve ser feito uma pequena narrativa, sobre osacidentes ocorridos na empresa, bem como das operações emergenciais e da distribuição infraestrutural da empresa.

OBJETIVO

Elaborar medidas, tanto para prevenir a ocorrência de acidentes quanto às possíveis consequências desses acidentes, caso os mesmos venham a ocorrer
Minimizar os impactos causados às pessoas e ao meio ambiente.
Estudar detalhadamente os tipos de acidentes, os recursos epolíticas necessárias para diminuir seus impactos e dimensioná-los.
Fornecer um conjunto de diretrizes e informações, visando à adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, de forma a propiciar respostas rápidas e eficientes em situações emergenciais.
Possibilitar que os possíveis danos restrinjam-se a uma determinada área, previamente dimensionada;
Contemplar todas as açõesnecessárias para evitar que situações, internas ou externas, às instalações envolvidas no acidente, contribuam para o seu agravamento;
Ser um instrumento prático, que propicie respostas rápidas e eficazes em situações de emergência;
Ser o mais claro possível, contemplando, de forma clara e objetiva, as atribuições e responsabilidades dos envolvidos;

DEFINIÇÕES

Devem ser explicados os principaistermos técnicos utilizados na elaboração do plano.

CARACTERÍSTICAS DAS INSTALAÇÕES E ATIVIDADES
No Plano de ação de emergência devem ser descritos as características das instalações, bem como as atividades que são desenvolvidas nessa área, pois, para cada tipo de atividade há uma hipotética emergência. É necessário também que se coloque a exata localização da organização (em que rua selocaliza; que bairro; se é de esquina; o que se localiza ao seu lado e a sua frente; e etc.); é importante também relatar a área que a organização ocupa.
Por exemplo, a empresa X, Com 6.000, m2, é distribuída em dois pavilhões de construção; o prédio é situado no bairro C, faz frente para a Rua B e emparelha-se pelo lado esquerdo com o supermercado D, situado na mesma rua. Pelo lado direito,emparelha-se com condomínio G, situado na mesma rua e pelos fundos, à Rua S, confronta-se com a Creche Municipal.
A principal atividade desenvolvida em seus setores é o atendimento de telemarketing, desenvolvidas em sala e, o serviço de entrega, desenvolvidas na rua.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS

Nessa parte, cabe ao responsável pela elaboração do P.A.E. , justificar a necessidade da elaboração do plano e daadoção de ações de emergência.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO/EMPRESA
O P.A.E, deve descrever minuciosamente toda a estrutura da empresa, devendo este, analisar isoladamente cada setor/divisão, porque conhecendo essa área, fica mais fácil atuar em caso de emergência. Lembrando que, cada setor/divisão, dependendo da instituição, executa tarefas diferentes, o que produz riscos diferentes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Técnico em segurança do trabalho
  • Técnico em segurança do trabalho
  • tcc técnico em segurança do trabalho
  • tecnico em segurança do trabalho
  • Tst (tecnico em segurança do trabalho))
  • TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Tcc tecnico segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!