Técnico em quimica

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1. Objetivo

Determinar o volume, Valores relativos de massa e número de mols do gás hidrogênio (H2) produzido na reação de uma amostra de dois metais (Al(s)) e (Zn(s)) com o ácido clorídrico (HCl). Sendo realizado o experimento em temperatura e pressão ambiente.

2. Introdução

A análise de gases constitui um dos procedimentos mais importantes no campo de pesquisa e controle de qualidadede componentes químicos em misturas. Produzem-se gases, em laboratório, por diversos tipos de reações químicas, tais como ação de um ácido sobre metal, ação de um alcali forte sobre metal, etc.

Os gases produzidos em laboratório podem ser recolhidos em vasilhames especiais, por deslocamento de líquidos imiscíveis com tais gases (ou que não ocorram reações químicas entre si). Assim, por exemplo,o gás flúor não pode ser recolhido em recipiente de vidro (o flúor forma facilmente o ácido fluorídrico que “ataca” rapidamente o vidro); o cloro é solúvel em água, não sendo aconselhável o deslocamento da mesma para coleta do gás, pois ocorrerão perdas.

Determinar o volume do gás hidrogênio produzido quando uma amostra de magnésio reage com Ácido Clorídrico.

A forma como o volume de um gásse relaciona com a sua pressão, foi descrita pela primeira vez por Robert Boyle. A Lei de Boyle, como é conhecida, estabelece que, a uma temperatura constante, o volume ocupado por uma quantidade fixa de gás é inversamente proporcional à pressão aplicada. Matematicamente, podemos expressar a lei de Boyle pode ser expressa como:

Um gás hipotético que obedece a lei de Boyle perfeitamente, sobtodas as condições, é chamado de gás ideal. Os gases reais aproximam-se do comportamento de um gás ideal a baixas pressões, sendo que o grau de idealidade é diferente para gases reais diferentes.

P x V = Constante

3. Parte experimental

3.1. Material Utilizado


 Funil de separação
 Rolha
 Kitassato
 Mangueira
 Fósforo ou isqueiro
 Almofariz
 Vidro relógio
 Pera
 Tubo deensaio


3.1. Reagentes


 HCl P.A.
 Zn metálico
 Al metálico
 Detergente
 Água
 LiOH

3.2. Execução do procedimento

Parte A  Zn + HCl

Utilizando-se de uma espátula, pesou-se 3,3000g de Zn em uma balança semi-analítica. Com a aparelhagem montada, esse reagente foi transferido cuidadosamente para não haver perdas, para um kitassato, quando a válvula do funil foiaberta, o ácido clorídrico foi despejado para o kitassato o que acabou produzindo um gás.

Parte B  Al + HCl
Foi pesado aproximadamente 12g de raspas de Al, depois colocado em um kitassato onde o mesmo foi tapado com um funil de separação que continha 15 ml de HCl. Foi conectada ao kitassato uma mangueira, onde sua outra extremidade estava em um almofariz com água e detergente. A válvula do funilfoi aberta e o gás liberado pela reação provocou a criação de bolhas no almofariz. Por causa da tensão superficial presente na bolha, a mesma armazenou o gás, assim, foi jogado um fósforo aceso o que provocou uma explosão, pois o gás liberado que é o gás hidrogênio é altamente inflamável.

4. Dados Obtidos

A- Em um kitassato, foram colocados 3,3 g de Zn metálico, e no final da separação foiadicionado algumas gotas de HCl P.A.. Ao abrir cuidadosamente a válvula do funil, o ácido reagiu incompletamente, produzindo um gás que foi coletado em tubos de ensaio contendo água destilada dentro de uma tuba cheia de água.
1- Considere que o Zn metálico reagiu completamentecom o HCl em excesso, e que não há perda na coleta do gás. Escreva:
a- A equação balanceada da reação química e calcule ovolume em litros de gás a 27ºC, pressão local de 0,82atm.

2HCl + Zn  ZnCl¬2¬ + H¬2¬


b- O gás produzido é praticamente solúvel em água? Justifique esta propriedade.

R: Não, pois quando armazenado no tubo, deslocou a água presente no mesmo, se fosse solúvel não iria desloca-la e sim se dissolver.

c- Como será possível comprovar que esse gás é o H2?

R: Pelo fato que nas reações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico em química
  • Técnico em Química
  • Técnico em química
  • Técnico em Quimica
  • Técnico em quimica
  • técnico quimica
  • quimica técnico
  • Tecnico quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!