Técnico em química

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
CEPHAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA









O PROFISSIONAL TÉCNICO EM QUÍMICA









Curso: Química Industrial Turno: Noite Mód.: I

Componente: Leitura e Produção de Textos

Alunos: Dario Nº11

Guilherme Nº21

José Nº22Taís Nº35



Professor: Edilamar









São José dos Campos

2013


Apresentação

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar aos interessados na área de química, sobre o que basicamente o profissional técnico químico faz, o que o profissional deve saber, curiosidades sobre esta profissão e tudo mais agregado a este tema.
De um modo facilitado e bemexplicativo, esta pesquisa é organizada por alunos do curso de técnico em química industrial, com ajuda de alguns livros, sites e principalmente de professores qualificados na área.
O profissional técnico em química

O Técnico em Química está presente em todos os lugares. A Química é responsável por grande parte dos avanços tecnológicos obtidos pela civilização.
O profissional com estaformação técnica está apto a executar análises laboratoriais de natureza física, físico-química, química e microbiológica em áreas diferenciadas, porém todas voltadas à química.
O profissional poderá exercer legalmente a profissão somente após obtenção do registro no CRQ. Estará sujeito às sanções previstas em lei todo aquele que, tendo ou não formação acadêmica na área, for encontrado exercendoatividades químicas sem estar devidamente registrado.
Ao se registrar no CRQ, esse profissional recebe a Carteira de Identidade Profissional, que é constituída por uma Cédula de Identidade Profissional e um livrete.
A carteira é um documento válido em todo o território nacional. Por conter todas as informações exigidas pela Lei nº 6.206/75, pode ser usada em substituição à comum Cédula de Identidade(RG). O documento possui uma sequência numérica composta por oito dígitos assim distribuídos:
← Os dois primeiros dígitos indicam o CRQ responsável pela emissão da carteira;
← O terceiro dígito indica a categoria profissional do portador (técnico, licenciado, bacharel, químico industrial ou engenheiro);
← Os demais dígitos indicam o número do registro do portador no respectivo CRQ.
Olivrete possui 22 páginas. A primeira traz uma cópia da Carteira de Identidade Profissional. As dez posteriores são reservadas às anotações que só podem ser feitas pelos CRQs. Na seqüência, o livrete inclui o Código de Ética e, por fim, o elenco das profissões relacionadas à área da Química.


Diferença entre Técnico em Química e Engenharia Química

A principal diferença é em relação à área deatuação dos profissionais. Enquanto o técnico químico trabalha basicamente em laboratórios, na realização de experimentos e análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novas reações para obter produtos químicos, o engenheiro químico atua diretamente no desenvolvimento e operação de processos químicos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo.Para realizar essas atividades tão distintas, o curso de técnico em Química tem um foco maior em disciplinas ligadas às ciências puras, enquanto a engenharia, embora necessite dessas mesmas ciências, trabalha mais com conceitos aplicados aos processos químicos, presentes em disciplinas como fenômenos de transporte e termodinâmica.


O que o técnico faz?

← Coleta amostras de matérias-primas,produtos intermediários e finais, águas e efluentes.
← Supervisiona a entrada de matérias-primas, amostras, reagentes e similares.
← Seleciona, avalia, otimiza e adequa métodos analíticos de controle da qualidade.
← Prepara amostras, instrumentos e reagentes para análises.
← Efetua análises físicas e químicas.
← Interpreta resultados de análises.
← Avalia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico em química
  • Técnico em Química
  • Técnico em química
  • Técnico em Quimica
  • Técnico em quimica
  • técnico quimica
  • quimica técnico
  • Tecnico quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!