Técnico em enfermagem

Páginas: 10 (2405 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Página 1 de 6
JORNAL NESJ – 30 de agosto de 2012

Bóson de Higgs – Partícula de Deus
O que é e o que tem a ver com Deus e com a Doutrina Espírita - Engº Pedro Nakano
Ciência, filosofia, religião. Muitos abordam o tríplice aspecto da Doutrina Espírita de modo corriqueiro quando falam sobre a natureza do espiritismo, mas poucos aprofundam a relação entre essas três áreas na prática, uma dascaracterísticas mais cativantes da Doutrina Espírita. O homem atual (homo sapiens sapiens) vive momentos especiais nessas três áreas. Há uma mutação muito rápida de hábitos e costumes; exploramos o solo marciano e usamos a nanotecnologia para que os nossos bens não acumulem poeira1; na política e religião, há mudanças intensas, como a “primavera árabe”, ocorrendo em vários países. Não há dúvida deque nossa época vive transformações em alta velocidade. Estamos, inclusive, muito próximos de confirmar que os bósons detectados nas experiências são os “bósons de Higgs”, como veremos mais adiante. De acordo com o que Allan Kardec e os espíritos da codificação nos asseveram, não é absurdo afirmar que estamos iniciando a migração do “status” de planeta de expiação e provas para planeta deregeneração (Allan Kardec-ESE-Cap.3-ítem19). Atualmente, este e muitos outros conhecimentos calculados teoricamente pela ciência estão finalmente sendo comprovados experimentalmente. Mas além de adquirir o saber, temos de refletir sobre ele, relacionando-o à realidade que nos cerca. Estaríamos, assim, relacionando a ciência com a filosofia — lembrando que filosofar é buscar abstrair nosso pensamento,procurando compreender essa realidade ao redor. Assim, a filosofia surgiria quando, por exemplo, refletimos sobre essa ciência e suas implicações no conhecimento humano e em nossa vida, em nosso dia a dia. Quanto ao aspecto religioso, torna-se um pouco mais complexo, pois sua abordagem na Doutrina Espírita não seria paralela àquela comum a muitas religiões. Kardec mesmo negou que a Doutrina Espíritafosse religião até dezembro de 1868, quando declarou na Revista Espírita que o aspecto religioso teria outra conotação que não a convencional das religiões. Entendemos que, para Kardec, o aspecto religioso não seria a aceitação de dogmas ou de um deus antropomórfico convencional — como inclusive algumas casas espíritas disseminam —, mas sim a religiosidade do amor. Relacionando aqui ao trípliceaspecto, seria estudarmos, filosofarmos e agirmos, enfim, vivermos, sempre com dedicação, com carinho, com amor, com compaixão e solidariedade ao próximo. Esse amor é a expressão do aspecto religioso, é fazermos algo em harmonia e sintonia com o Criador, religados à Inteligência Suprema (Allan Kardec, RE, dezembro 1868). Um bom exemplo que costumamos utilizar em nossas aulas sobre religiosidade foi dadopor Albert Einstein em 1927: “Não posso conceber um Deus pessoal que teria influência direta sobre as ações das pessoas (...). Minha religiosidade consiste em uma humilde admiração do espírito infinitamente superior que se revela no pouco que podemos compreender da realidade”.

1

quando móveis, automóveis e outros bens forem pintados com tintas especiais de nanopigmentos, essa substânciarepele os fragmentos de poeira, de água, umidade, mantendo-os sempre “limpos, brilhantes, sem fuligem”.

Página 2 de 6 O tema de hoje nos remete a esse tríplice aspecto, em que estudamos os fatos e as correspondentes condições de contorno (aspecto científico), filosofamos para compreendê-lo (aspecto filosófico) e, refletindo, utilizamos esse conhecimento com doçura, com amor (aspecto religioso).DO ATOMISMO AO BIG BANG Para iniciar essa reflexão sobre o tríplice aspecto diante de importantes descobertas científicas, vamos apresentar o histórico das condições de contorno para compreendermos melhor a evolução da ciência e do conhecimento, para depois relacionarmos esse conhecimento à filosofia e à religião. No século V a.C., os filósofos gregos, em especial, a escola liderada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnico de enfermagem
  • Tecnico em enfermagem
  • tecnico em enfermagem
  • Tecnico de enfermagem
  • Técnico de Enfermagem
  • Tecnico de enfermagem
  • Técnico em enfermagem
  • Técnico de Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!