Técnico de radioterapia

Páginas: 11 (2717 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
-------------------------------------------------
TÉCNICO DE RADIOTERAPIA
| |
1. -------------------------------------------------
Natureza do trabalho

O técnico de radioterapia desenvolve actividades terapêuticas, essencialmente na área da oncologia, sendo a sua principal actividade a administração de radiações ionizantes, através de aparelhos próprios, em partes específicas docorpo de pessoas doentes - sobretudo com cancro - de forma a destruir as células malignas nele existentes. São profissionais com autonomia técnica no planeamento, na definição, na execução e na avaliação dos programas de tratamento. Alguns destes técnicos participam também em programas de prevenção, de promoção e de educação para a saúde, maioritariamente no domínio da oncologia. Também podemexercer a sua actividade nas áreas da investigação e do ensino.

De um modo geral, a sua intervenção junto de cada doente inicia-se com a definição e planeamento do tratamento a efectuar. Este estudo, feito sob coordenação de um médico radioterapeuta e de um físico (inseridos numa equipa multi e interdisciplinar), é baseado em exames de diagnóstico - como a ressonância magnética e a tomografia axialcomputadorizada (TAC) - que permitem identificar a localização do cancro e reconhecer a sua natureza. Com os dados obtidos, são realizados cálculos físicos e matemáticos que permitem determinar, por um lado, a estrutura anatómica do doente e da(s) zona(s) a radiar e, por outro, definir o tempo de exposição às radiações e respectivas doses.

Como as radiações são nocivas para a saúde - matam tantoas células saudáveis como as malignas - estes parâmetros são definidos com elevado rigor técnico e respeitados criteriosamente em todas as sessões de tratamento, de modo a que apenas o tumor seja erradicado, poupando-se o mais possível os tecidos circundantes. Finda esta fase, cabe a estes técnicos reunir com o doente (e respectivos familiares, sempre que haja necessidade), no sentido deinformá-lo sobre as características do tratamento, nomeadamente no que se refere ao seu objectivo, duração e reacções ou efeitos secundários que habitualmente provoca. Está, pois, subjacente o contínuo aconselhamento ao doente e à sua família, durante todo o processo de tratamento.

Em cada sessão de tratamento, estes técnicos começam por posicionar correctamente o doente na mesa de tratamento, de modo asalvaguardar, por um lado, a sua comodidade e, por outro, a sua protecção. Esta preocupação leva a que sejam realizadas simulações prévias do tratamento e os doentes utilizem acessórios como máscaras de imobilização e estruturas de protecção para determinados órgãos. Em seguida, executam o tratamento, de acordo com prescrição médica: procedem à aplicação das doses de radiação, controlando aduração da exposição e a intensidade da penetração da radiação.

Os equipamentos que estes profissionais utilizam são tecnologicamente avançados, de elevado nível de precisão e segurança e adaptáveis às particularidades de cada doente, variando em função do tipo de radioterapia, que pode ser externa, intesticial (em tecidos) e intra-cavitária (em cavidades). Entre eles, destacam-se os computadores parao estudo do doente e sua doença, os simuladores para a fixação das zonas a radiar e os aceleradores lineares de radiações para a execução do tratamento propriamente dito. Para além de posicionarem e manobrarem tais equipamentos, cabe a estes técnicos prepará-los, verificá-los e fazer o seu controlo e manutenção, com vista a garantir a respectiva qualidade e máxima segurança.

À medida quedecorrem os tratamentos, estes técnicos registam na ficha clínica de cada doente todos os dados importantes, nomeadamente as doses de radiação aplicadas, parâmetros utilizados, duração do tratamento, desempenho do equipamento e reacções do doente. O acompanhamento e a avaliação dos efeitos físicos e psicológicos do tratamento no doente constitui uma importante tarefa destes profissionais, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnico em radioterapia
  • Radioterapia
  • Radioterapia
  • radioterapia
  • radioterapia
  • Radioterapia
  • Radioterapia
  • Radioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!