Técnicas Qualitativas de Previsão de Demanda: um Estudo Multicasos com Empresas do Ramo de Alimentos

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Técnicas Qualitativas de Previsão de Demanda: um Estudo Multicasos
com Empresas do Ramo de Alimentos
Bruna Passaúra
Franciele Cristina Vivian
Tatiane Rodrigues de Bairros
Vera Morais dos Santos1


Realizar previsões de demanda é a base para o planejamento das organizações, visto que essas projeções possibilitam que as empresas antecipem os cenários futuros de mercado, e com isso sepreparem para os mesmos. O objetivo desse trabalho é verificar como são utilizados os aspectos qualitativos dos modelos de previsão em algumas empresas do oeste de Santa Catarina. Buscou-se associar a teoria com a pratica, identificando o modo como as empresas realizam as previsões e comparando os resultados com a literatura apresentada.
Essas previsões definem as quantidades de produtos que deverãoser disponibilizados no mercado. Para Kotler e Armstrong (2009, apud ROSSETTO et al), demanda são desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e pela disposição de compra-los. No entanto, afirmam ainda que os desejos tornam-se demandas apenas quando apoiados pelo poder de compra.
Segundo Moreira (2009, apud ROSSETTO et al), a previsão de demanda é a base para a elaboração desteplanejamento. Tendo entendido os conceitos de previsão de demanda é importante que se identifique quais as técnicas de previsão de demanda existentes bem como suas diferenças em relação a aplicabilidade das mesmas.
Para Moreira (2009, apud ROSSETTO et al) os métodos de previsão podem ser classificados de acordo com os critérios variados, no entanto, a classificação mais comum é a que leva emconsideração o tipo de abordagem utilizado, ou seja, o tipo de instrumento e conceitos que formam a base da previsão. Por este critério os métodos podem ser qualitativos e quantitativos.
Para Tubino (2000, apud ROSSETTO et al) classifica que os métodos qualitativos privilegiam principalmente dados subjetivos, os quais são mais difíceis de representar numericamente; em quanto que os métodosquantitativos envolvem a analise numérica de dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites.
Ritzman e Krajewski (2008, apud ROSSETTO et al) alertam sobre a importância da escolha do tipo de técnica a ser utilizada, visto que as vezes tem-se de optar entre precisão e custos de previsão. O objetivo fundamental é que se desenvolva uma técnica de previsão apropriada para as diferentescaracterísticas de demanda. Um fator que deve ser levado em consideração no momento da escolha da técnica é o horizonte de tempo, ou seja, se as projeções são de curto, médio ou longo prazo.
Este estudo foi focado apenas nas técnicas qualitativas por serem de entendimento mais simples, os quais não podem ser quantificados por serem baseados em informações subjetivas. Salienta-se que a utilização de umaúnica técnica de previsão de demanda pode não ser suficiente para incorporar todo o conhecimento associado ao ambiente de previsão. Por isso, Werner e Ribeiro (2005, apud ROSSETTO et al) discorrem a cerca da combinação de previsões, onde se utiliza mais de uma técnica ao mesmo tempo, e isso tem mostrado um ótimo potencial para reduzir os erros de previsão e obter estimativas melhores.
Segundo o textoa técnica Delphi é uma das técnicas de demanda qualitativas, onde a previsão é estabelecida de acordo com a opinião de um grupo de especialistas. Entende-se que o julgamento coletivo, quando bem organizado apresenta resultados mais acurados do que um julgamento individual. A principal sua principal vantagem desta técnica consiste em permitir a obtenção de dados pessoais sem que haja interaçõesdentro do grupo, as quais poderiam distorcer os resultados.
A análise de cenários possibilita estruturar e sistematizar o processo de projeções qualitativas, identificar variáveis que impactam a demanda e seus impactos mútuos, estabelecer objetivos organizacionais de longo prazo e identificar as prioridades de ação. Contudo, é inviável à medida que depende dos resultados em função da escolha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnicas de previsão de demanda
  • Empresa do ramo de alimentos
  • Processo de previsão de demanda para empresa têxtil
  • Estudo comparativo entre modelos de previsão de demanda
  • Caracterização do sistema produtivo de uma empresa do ramo de alimentos do cariri paraibano: estudo de caso
  • Análise e Previsão de Demanda numa empresa de Artefatos de Aluminio
  • TCC analise e previsão de demanda em uma empresa de brinquedos brinquedos
  • Estudo de caso da empresa arthur ramos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!