Técnicas para um software mais eficaz

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
Técnicas para um Software mais Eficaz
Ana Carolina Pierre Mantovani1
carumanto@hotmail.com

1FATEC – Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho, Itu, São Paulo, Brasil.

Resumo: Neste artigo é possível encontrar uma definição teste de software, para que serve o que ele faz. Quais os tipos de softwares existentes e quais técnicas podem ser utilizadas. Trataremos de como as metodologiaságeis surgiram para auxiliar o desenvolvimento de um software.

Palavras Chaves: Software. Metodologias. Testes.

Introdução
Cada vez mais os softwares estão ganhando o mercado. Muitos estabelecimentos procuram melhoria na qualidade do serviço prestado adquirindo um software. E com o aumento significativo na procura por essa tecnologia, os desenvolvedores de software precisam acompanharesse crescimento, com o mínimo de erros e falhas antes durante e depois do desenvolvimento. Para que esses erros sejam mínimos, contamos com a ajuda de testes de softwares e metodologias ágeis que podem proporcionar melhor desempenho do desenvolver um software.
.
Teste de Software
“Teste de software é um processo de execução de um projeto para determinar se ele atingiu suas especificações efuncionamento correto no ambiente pra qual foi projetado [Neto(2007)]”. Visa encontrar falhas com técnicas e níveis de testes. Para o desenvolvimento correto de um software é fundamental que seja realizado testes. Todos os erros detectados em software são humanos e a probabilidade desses erros ocorrerem fica maior devido ao numero de pessoas envolvidas no processo e o tamanho do projeto, podem seroriginadas devido a especificações erradas, incompletas, mal organizadas ou com defeito de algoritmo. Na fase de transformação de informação é que as falhas aparecem. Há falhas quando um programa não funciona da maneira esperada pelo usuário. Em testes de software é necessário distinguir entre defeito, erro e falha. Podemos ter como exemplo para um defeito, um comando incorreto, para erro, resultadoinesperado na execução de um programa, e para falha um conjunto de erros. Além dos testes realizados no software é necessário que seja feita a depuração para a identificação e correção de defeitos que originam essa falha.
Tipos de Testes
Existem alguns tipos de testes. O teste unitário: que provoca falhas ocasionadas por defeitos de lógica. Teste de integração: provoca falhas associadas asinterfaces entre módulos. Teste de sistema: procura falhas por meio da utilização, como se fosse o usuário final. Teste de aceitação: verifica se o comportamento do software esta de acordo com o solicitado. Teste de regressão: estratégia para a redução de problemas futuros, a cada nova versão do sistema é aplicado todos os testes já realizados. Hoje em dia existem maneiras de testar um software, comoa técnica estrutural que consiste em avaliar o comportamento interno do componente do software, trabalhando diretamente com o código-fonte. E a técnica funcional que considera o comportamento interno do software, sendo aprovado se o resultado do teste for igual ao resultado esperado. A utilização de uma infraestrutura adequada é ideal para a realização de testes de software, sendo uma atividadecom custo muito alto é necessário o planejamento e gerenciamento e analise dos resultados. É essencial determinar todas as especificações para que o software necessite de do menor numero de reparações e seja entregue como solicitado.

Técnicas de Teste
*
Há varias maneiras de testar um software, uma delas é recorrer às técnicas feitas para encontrar falhas nos softwares.

2.1Técnica Estrutural (Caixa Branca)

“Essa técnica trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, testes de ciclos e teste de caminhos lógicos [PRESSMAN (2005)]”.

2.2 Teste Funcional (Caixa Preta)

“Técnica de teste em que o componente de software a ser testado é abordado como se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnicas de estudo: leitura eficaz
  • TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE TESTE DE SOFTWARE
  • Técnicas de teste de software
  • Soluçoes tecnicas de software
  • TÉCNICAS DE TESTE DE SOFTWARE
  • Técnicas de gerenciamento e desenvolvimento de software
  • TÉCNICAS DE TESTE DE SOFTWARE
  • Técnicas de teste de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!