Técnicas microbiológicas

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2011
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS
GERENCIA EDUCACIONAL DA ÁREA DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE-GEAQ-MA
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENCIAL EM MEIO AMBIENTE

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

MANAUS – AM
2008

BRUNNO FERNANDES
JANAÍNA BRASIL
JAQUELINE
LUCIANE SILVA
MARIA DE FÁTIMA

TÉCNICAS DE PREPARO DOS TUBOS MÚLTIPLOS: LST PRESUNTIVO

Relatório sobre as técnicas de preprarodos tubos múltiplos: LST presuntivo, da disciplina de Microbiologia apresentada como um dos requisitos para aprovação da mesma, no Curso Técnico Subsequêncial em Meio Ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas.

Professoras: Margareth e Sônia

MANAUS – AM
2008
APRESENTAÇÃO

Neste relatório serão abordadas técnicas de análises de água para realização do testepresuntivo com o Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST), e confirmativo com o Caldo Verde Brilhante (CVB) para Coliformes Totais e o Caldo EC (CEC) para os Coliformes Fecais ou Termotolerantes, como também o teste de presença/ausência (P/A).

DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES FECAIS OU TERMOTOLERANTES

GRUPO COLIFORMES TOTAIS

O grupo dos coliformes totais inclui as bactérias na forma debastonetes Gram negativos, não esporogênicos anaeróbios facultativos, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35°C. O grupo inclui cerca de 20 espécies, dentre as quais encontram-se tanto bactérias originárias do trato gastrintestinail de humanos e outros animais de sangue quente, como também diversos gêneros e espécies de bactérias não entéricas. Por essa, razão suaenumeração em água e alimentos é menos represantitiva, como indicação de contaminação fecal, do que a enumeração de coliformes fecais ou E. coli.

GRUPO COLIFORMES FECAIS OU COLIFORMES TERMOTOLERANTES

A definição é a mesma de coliformes totais, porém, restringindo-se aos membros capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24h a 44,5-45,5°C. Esta definição objetivou, em princípio,selecionar apenas os coliformes originários do trato gastrintestinal. Atualmente sabe-se, entretanto, que o grupo dos coliformes fecais inclui pelo menos três gêneros, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, dos quuaes dois (Enterobacter e Klebsiella) incluem cepas de origem não fecal. Por esse motivo, a presença de coliformes fecais em água e alimentos é menos representativa, como indicação decontaminação fecal, do que a enumeração direta de E. coli dentro do grupo fecal.
As principais vantagens dos coliformes como indicadores é o fato de se encontrarem normalmente no intestino do homem e aimais de sangue quente e serem eliminados em grande quantidade nas fezes. Além disso, em função da sua prevalência nos esgotos, podem ser quantificados na água contaminada recentemente através demétodos simples. As principais limitações são o fato de incluir no grupo espécies de origem não fecal, que podem se multiplicar nas águas poluídas.

MÉTODOS DISPONÍVEIS PARA DETECÇÃO DE COLIFORMES

Há basicamente três métodos que podem ser utilizados para a detecção de colifrmes em água, com variações na escolha dos meios de cultura, de forma a selecionar a microbiota alvo:

Técnica dos tubosmúltiplos – A técnica dos tubos múltipos é um método de análise quantitativo que permite determinar o Número Mais Provável (NMP) dos microrganismos alvo na amostra, através da distribuição de alíquotas em uma série de tubos contendo um meio de cultura diferencial para crescimento dos microrgaismos alvo. A determinação do número de microrganismos é baseada no princípio de que, numa amostra líquida,as bactérias podem ser separadas por agitação, resultando numa suspensão em que as células estejam uniformemente distribuídas. A combinação de tubos com crescimento positivo ou negativo, após a incubação, permite estimar, por cálculo de probabilidade, a densidade original dos microrganismos na amostra.
A técnica dos tubos múltiplos não é restrita à análise de coliformes, sendo também aplicada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de técnica microbiológicas
  • Estufas microbiológicas
  • identificação microbiologica
  • Contaminação microbiológica de
  • Analises microbiologicas
  • analise microbiologica
  • análise microbiologica
  • Análise microbiológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!