técnicas imunoenzimáticas

Páginas: 3 (528 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


TÉCNICAS IMUNOENZIMÁTICAS
As técnicas imunoenzimáticas são baseadas na utilização de antígenos ou anticorposmarcados com enzimas e permitem a detecção, titulação e quantificação desubstanciasde interesse biológico.
Imunoperoxidase
As técnicas para localização de constituintes celulares seguem o mesmo princípio da imunofluorescência, com a diferença de que, em vez dofluorocromo,emprega-se a enzima, que tem maior capacidade de amplificação. A enzima converte ocomponente cromógeno (substrato+doador de hidrogênios) em produto insolúvel que precipita no sítio da reação. Essesprecipitados podem ser visíveis ao microscópioeletrônico.
Enzimaimunoensaio
O enzimaimunoensaio é um método quantitativo em que a reação antígeno-anticorpo é monitorada por medida da atividade enzimática.Desempenha um papelmuito importante no laboratório clínico, pois, além da elevada sensibilidade comparávelà do radioimunoensaio, apresenta vantagens de utilizar reagentes estáveis, estar livredasexigências de trabalhar com radioisótopos e poder ser adaptado tanto a testes simplescomo à automação sofisticada.Uma característica comum entre radioimunoensaio e enzimaimunoensaio é que ambosmedem,diretamente, a interação entre o antígeno e o anticorpo, não dependendo de umsegundo fenômeno como precipitação, aglutinação ou fixação de complemento.O enzimaimunoensaio foi classificado em dois tipos:homogêneo e heterogêneo. Nosensaios homogêneos não é necessária a separação entre os complexos antígeno-anticorpo e o antígeno e/ou o anticorpo livres, pois a interação antígeno-anticorpomodula a atividadeda enzima. Nos ensaios heterogêneos, a separação é necessária, poisa atividade da enzima não é alterada pela reação antígeno-anticorpo. Os ensaioshomogêneos são mais utilizados para a detecção dehaptenos e os heterogêneos para adetecção de moléculas maiores.
ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay)
Esse teste foi desenvolvido como uma alternativa ao radioimunoensaio para adetecção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnica
  • Tecnica
  • Tecnicas
  • Tecnica
  • Técnicas
  • Tecnicas
  • Tecnicas
  • Tecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!