Técnicas de negociaçao

Páginas: 11 (2670 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Anápolis 20 de Abril de 2012
Estilos de negociadores:
Os autores Lewicki e Hiam nos mostram os cinco tipos de jogos de negociação, inclusive competitividade e colaboração, nos alertando a escolher o jogo certo.

● Jogo Competitivo: Ganhar para perder, ou seja, satisfazendo suas necessidades imediatas, sem se preocupar com relacionamentos a longo prazo.
● Jogo Colaborativo: Ondetodos saiam ganhando, ambas as partes se preocupam com o relacionamento e resultados.

● Jogo da Concessão: Esta estratégia exige que cada parte modifique suas prioridades em relação ao relacionamento e resultados, ambas as partes ganham.
●Jogos de Conciliar e Evitar: Conciliar é perder para ganhar, onde o relacionamento é mais importante que o resultado.

Faz sentido evitar a negociação quandonem resultados nem interesses são importantes, onde os custos são maiores que os ganhos, nenhuma das partes saem ganhando.

●Evitando Armadilhas Éticas e Legais: Tanto a lei como a ética definem e restringem o que pode ser feito na negociação, mais por meios diferentes. É preciso ter idéia geral das leis mais importantes.

Já o autor José Carlos Martins F. de Mello, nos diz que não existeestratégia certa ou errada. Dependendo da ocasião, há situações diferentes que ocorrem todos os dias,seja na vida pessoal,seja na profissional de um negociador. Deve- se levar em conta os objetivos materiais, emocionais e os impactos esperados no relacionamento.
As questões comerciais esta enquadrada em competição de cooperação, e temos que decidir qual estratégia deve ser utilizado levando emconsideração seus objetivos, seu estilo pessoal, e também os objetivos e estilo pessoal do outro negociador.





Introdução:
Hodiernamente com o avanço intelectual, e com a enorme competitividade do mercado, ha uma grande preocupação em relacionar-se, diretamente e indiretamente com o individuo. Pessoas cada vez mais visam à comunicação, como forma persuasiva e eloqüente para obter umanegociação bem sucedida seja no campo individual ou coletivo.
A negociação e um dos principais indicadores seguro do grau de desenvolvimento e maturidade e êxito de pessoas e instituições, através particularidade da comunicação vinculando com estratégia (competitiva e cooperativa). Em suma, para atingir o sucesso na relação para convencer um individuo a uma determinada idéia, e necessária estratégia nacomunicação para a consecução excelente negociação.
Negociar é uma questão de estratégia que temos que adotar em função de seus objetivos, e estilos de outro negociador da relação de confiança. E as táticas, etapas e posicionamento competitivo ou cooperativo.
A forma cooperativa, na qual o objetivo da negociação era visto como um problema a ser resolvido por meio de “jogo aberto”, confiançamútua e cooperação e quase não existia extração de concessões. Todas as negociações são um pouco de cada, sendo difícil imaginar negociações totalmente competitivas ou cooperativas.
















Desenvolvimento:
Negociação é o uso da informação e do poder, com fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.
Na forma competitiva, os negociadores ocupam seusverdadeiros interesses, intenções e necessidades: a troca de informações e restrita e nem sempre são verdadeiras e confiáveis.
Negociar de forma competitiva não significa necessariamente atrito, conflito aberto ou antagonismo entre os negociadores, apesar de existirem alguns casos em que isso acontece. Pode significar que eles decidiram negociar procurando extrair o Maximo possível de concessões daoutra parte, utilizando para isso toda a sua capacidade, competência, talento, táticas e poder. Os negociadores, que negociam de forma competitiva utilizam as informações como arma, é não estão preocupados com relacionamentos futuros para que assim obtenham vantagens imediatas.
A negociação competitiva e um jogo de força onde vence aquele que tem mais poder. Entende-se como poder a capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!