Técnicas de negociação

Páginas: 8 (1831 palavras) Publicado: 19 de abril de 2012
“Roteiro de preparação para negociações salariais”
Conhecer a empresa e o lugar que você ocupa dentro dela é essencial para uma negociação salarial. Pesquisar tudo que você puder sobre a empresa, dados de faturamento, produção, como ela se classifica no mercado e qual seu volume de dívidas é muito importante. Se preparar com antecedência vai aumentar suas chances de sucesso nessa negociação.Essa preparação deve começar com pelo menos com um ano de antecedência, foque no cargo que pretende conquistar, busque novos conhecimentos e agregue mais valor a você, e automaticamente estará agregando mais valor à empresa. Não vai ser as suas necessidades pessoais, que irão convencer seu chefe a te dar um aumento salarial, e então baseie-se em argumentos quantitativos e qualitativos ,ou seja, nasua competência, na sua preparação, nos resultados alcançados.
Numa negociação salarial, mesmo que uma alteração salarial não seja possível, pelo menos haverá a possibilidade de conseguir vantagens, como jornada reduzida, um período extra de férias ou pagamento de determinadas despesas. Vantagens que, mais baratas para o empregador portanto mais fáceis de serem concedidas, e também valemdinheiro.
Você já está a algum tempo na empresa, e no último ano que se passou assumiu novas responsabilidades, se dedicou totalmente à empresa, e mais que isso, investiu em você, estudou, se capacitou para ser um funcionário melhor, e na hora de pedir um aumento a resposta foi não. O melhor a se fazer é ser maleável, entender as razões do chefe, saber ouvi-lo e ser ouvido. Ele tem que perceber que vocêsuperou as expectativas dele, que suas responsabilidades são maiores dentro da empresa, ou seja, antes você era responsável pela recepção, hoje você trabalha no administrativo e recebe o mesmo valor por isso, sem falar que você se capacitou, agregou mais valores a você que automaticamente agregará mais valores a empresa. Seguir certos critérios é muito importante:

.
1.Então esteje preparadoFazer uma pesquisa de mercado é seria interessante, levando em conta suas necessidades, estabelecendo um nível razoável para salário e benefícios adicionais - como bônus, ações e férias. Certifique-se que este "pacote" atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros.
2. Seja firme
A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis. Evite esta cilada fazendo uma ofertarazoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.
3. Seja prudente
Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Tenha justificativas para defender sua proposta, como experiência e competência.
4. Controle a ansiedade
Deixe a negociação para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar,conquiste o empregador e então fale sobre valores.
5. Primeiro, a empresa
Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.
6. "Quanto você tem em mente?"
Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos.Você pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.
7. Comece com o tom certo
Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentosrígidos.
8. Tenha uma carta na manga
Crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual é a mais vantajosa para ambos.
9. Deixe claro seus interesses
A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos - como divisão de lucros, ações, bônus,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!