Técnicas de Liderança e Gestão de Reuniões

Páginas: 10 (2349 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Técnicas de Liderança e Gestão de Reuniões










Liderança
Para ser um bom líder, não é necessário ser o melhor programador, planejador, arquiteto, comunicador, contador de histórias, designer ou qualquer outra coisa.
Basta que você torne a confiança um componente importante a ser cultivado, e que compartilhe com as pessoas que estão ao seu redor. Iremos abordar algunstópicos sobre confiança.
Construindo e perdendo a confiança
Confiança: Crença forte na integridade, habilidade ou caráter de uma pessoa.
Diferentemente de outros atributos das pessoas, a confiança tem pouco a ver com a preferência pessoal. Não escolhemos em quem confiar baseados em elementos superficiais. Em vez disso, há um conjunto mais abrangente de cálculos que efetuamos em relação àspessoas das quais dependemos. Mas para examinar a confiança no contexto dos projetos, precisamos decompor o conceito em partes funcionais. Uma simples unidade de confiança é um compromisso. Um compromisso, ou promessa é o tipo mais simples de acordo entre duas pessoas em relação a algo que ambas concordam em realizar.

A confiança é constituída pelo compromisso

Quando você faz um amigo e elediz que o encontrará em lugar, você acredita que ele estará nesse local na hora em que ele informou. Mas se duas ou três vezes seguidas, você ficar esperando por ele e terminar assistindo a um filme ou indo a um clube sozinho, sua confiança nele diminuirá. Na realidade, ele quebrou seu compromisso com você. Se isso continuar, sua percepção a respeito dele mudará. Você não mais o consideraráconfiável e questionará sua confiança nele nos assuntos importantes.
Há dois aspectos importantes particularmente interessantes aqui. Primeiro, os compromissos funcionam de duas maneiras. As duas pessoas envolvidas se comprometem mutuamente. A confiança de cada parte é dada a outra em troca de confiança, e existe uma expectativa de que a confiança seja respeitada – não violada nem esquecida. Deixar alguémperder seu tempo e dinheiro é uma violação da confiança.
Em segundo lugar, contraímos compromissos o tempo todo. Em toda conversa em que solicitamos ou somos solicitados a fazer alguma coisa, e estipulamos um prazo para isso, estamos contraindo um compromisso. Isso engloba declarações simples, como “Oi, ligarei para você depois do almoço” ou “lerei esta minuta até amanhã”. Duas pessoas podemter ideias diferentes quanto à seriedade do compromisso, mas raramente haverá dúvidas de que algum tipo de compromisso tenha sido feito. Quanto menor for a seriedade com quem considerarmos nossos compromissos com as outras pessoas, tanto maior será a probabilidade de redução da confiança que elas depositam em nós. Há níveis diferentes de comprometimento (por exemplo, se você se esquecer de ligarpara a sua esposa em uma tarde, ela não pensará que você está querendo o divórcio), mas todos os níveis se vinculam e contribuem para nossas percepções da confiança dos outros.
Perda da confiança por comportamento incoerente
Voltando aos projetos, as pessoas quebram a confiança quando se comportam de modo aleatório e imprevisível. Quando age sem respeitar seus compromissos, uma pessoa criaondas de preocupação que perturbam a equipe. Retira-se energia das pessoas com as quais ela precisa trabalhar (ou confrontar). Em vez de direcionar sua energia para conclusão do trabalho, agora elas têm que gastar energia calculando se a tal pessoa realmente fará o que disse. É necessário preparar planos de contingência e sobem os níveis de tensão e dúvida. Quanto menos cuidadosa for uma pessoa comas suas responsabilidades, tanto maiores serão as ondas.




Torne a confiança transparente (crie sinais verdes)
Muitos gerentes e técnicos temem o que acontecerá se concederem mais liberdade à equipe. Eles se esquecem de que sempre é possível ajustar os níveis de confiança. Talvez ainda mais importante seja o grau de confiança que os gerentes temem dar geralmente é o que sua equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnicas de leitura
  • Gestão de reuniões
  • Tecnicas de Reunioes Eficazes
  • TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS
  • Uml gestao de reunioes
  • Gestão e Liderança
  • Gestão e Liderança
  • Gestão e liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!