técnicas de comunicação

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Resumo da aula 1 – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Uma Apresentação Empresarial é o tempo que temos para vender nossas ideias e projetos, facilitando a negociação. Durante este tempo, em sua maioria, trata-se de um monólogo empresarial que antecede a negociação, onde tentamos estimular, persuadir e provocar os nossos ouvintes. Não podemos confundi-la com uma Apresentação Acadêmica (coloca conteúdo,mas não tem forma), uma Palestra (coloca forma, mas esquece do conteúdo) ou aula.
A Apresentação Empresarial deve ser rápida, sendo a primeira pergunta a ser feita quando a iniciamos é: “Quanto tempo eu tenho?”, já que, atualmente, no mundo corporativo, tempo é considerado um artigo de luxo. E se nos prolongamos demais, acabamos prejudicando a capacidade mais rara no mundo corporativo.
Tambémdevemos nos atentar a nunca deixar o ponto principal da nossa apresentação para o final, pois nossos ouvintes já estão dispersos.
A primeira coisa que se vende em uma apresentação é o apresentador. Ninguém “compra” uma ideia antes de compra-lo. Vendemos de forma metafísica: a pessoa olha pra você e sente empatia ou simpatia, pra, em seguida, decidir se irá lhe ouvir ou não. Para ser comprado, deacordo com vários estudos, o apresentador precisa de 30 segundos a 4 minutos. O emocional das pessoas deve ser trabalhado nos primeiros instantes. Lembrando que, uma apresentação começa com o primeiro contato visual que os ouvintes têm com o apresentador. Este deverá estar preparado para “vender a sua ideia” ao sair da sua casa para tal apresentação.
O tempo ideal para uma apresentação érelativo, mas é seguro não ultrapassar os 15 minutos, dividindo-o em dois blocos, sendo recomendado que cada bloco tenha de sete a oito minutos, e no intervalo entre um e outro, mudar o canal de comunicação (mostrar um vídeo, uma foto, etc).
Já ouvimos diversas vezes em nossas vidas a seguinte frase: “O peixe morre pela boca.” Mas o que esta frase pode significar no mundo corporativo? Bem, essa fraseaplica-se em nossa realidade da seguinte forma: após uma apresentação não podemos relaxar demais. Devemos tomar cuidado para não falarmos o que não devemos e, assim que concretizado o negócio ou finalizada a apresentação, devemos nos retirar. Não devemos permanecer no local e falar algo que pode colocar tudo a perder.
Para organizarmos uma apresentação devemos ter dois passos iniciais bemdefinidos:
Estabelecer um objetivo bem definido;
Conhecer os ouvintes (coletar o máximo de informações sobre eles, sendo: como se vestem, se falam usando gírias, entre outros).
Em seguida a esses passos, devemos ter definido nosso objetivo oculto, que é o objetivo pessoal do apresentador, sendo usado para definir o que poderá receber com isso.
Durante uma apresentação, temos 3 Posições Perceptivas,que são:
Percepção de quem fala: deve manter-se atento, buscar nas expressões corporais e faciais um contato com a plateia, sempre manter contato visual com a plateia para não dispersarem e estar visualizando as reações, jamais deve ignorar o grupo.
Percepção de quem ouve: prestam atenção em tudo Existem os cérebros preguiçosos, que prestarão atenção nas roupas do apresentador, maquiagem,expressão, postura, etc. Neste, nada poderá soar falso. Devem-se eliminar os pontos de distração.
Percepção externa: o que pode atrapalhar uma apresentação, além do apresentador? Tudo no ambiente, como, luminosidade, som, projetores defeituosos, entre outros. O ideal é sempre chegar antes do horário do início da apresentação para testar tudo e, mesmo assim, ainda possui um plano B paraintercorrências. Deve-se administrar o que puder, e o que não puder ignorar.




SENSO CRÍTICO (Vídeo sobre 2 apresentações do programa de Tv – O APRENDIZ, do empresário Roberto Justos)

1- Por que as apresentações foram bem sucedidas ou mal sucedidas?
Resp: A primeira apresentação foi bem sucedida porque foi objetiva, explicando sobre sua proposta de negócio que era sobre um equipamento como fonte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnicas de comunicação
  • Técnicas de Comunicação
  • Técnicas de Comunicação
  • Técnicas de comunicação
  • Tecnicas de comunicação
  • Tecnicas de comunicação
  • Técnica de comunicação
  • tecnicas de comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!