Técnicas de Caracterização de Cerâmicas

Páginas: 4 (821 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Técnicas de caracterização
TG ou TGA (thermal gravimetric analysis): detecta diferenças na massa de uma amostra de acordo com a temperatura em uma atmosfera controlada. A curva de uma análise TGnormalmente é plotada em porcentagem de massa versus temperatura. Com a elevação da temperatura podem ocorrer decomposição de elementos em gás, as quais são detectadas pela balança na qual a amostrarepousa. Também pode-se derivar a curva de TG para evidenciar as mudanças de massa, sendo esta técnica denominada DTG. É utilizado para verificar a estabilidade térmica do material e acompanhar reações(decomposição, oxidação, combustão, por exemplo) que podem ocorrer.
DTA (differential thermal analysis): nesta técnica a amostra e uma referência são submetidas a ciclos térmicos idênticos enquanto adiferença de temperatura entre elas é monitorada. Mudanças de estado físico e transformações de fase podem ser detectados pois são reações que absorvem (endotérmicas) ou liberam (exotérmicas) calor emudam a temperatura da amostra. Essas mudanças são registradas sob a forma de picos na curva DTA. Seu uso principal é detectar a temperatura inicial dos processos térmicos e qualitativamentecaracterizá-los como endotérmico ou exotérmico, reversível ou irreversível, transição de primeira ordem ou de segunda ordem, entre outros. (Para obter informações qualitativas sobre temperaturas e sinais detransição (mudanças na estrutura cristalina, fusão, sublimação ou reações químicas)).
DSC (differential scanning calorimetry): na técnica DSC é quantificada a energia envolvida nas reações. Elaapresenta muitas semelhanças com o DTA, mas neste caso a temperatura da amostra e da referência são mantidas de forma a serem as mesmas. Quando ocorre algum processo, seja ele endotérmico ou exotérmico, oequipamento de DSC fornece a energia necessária para que a amostra e a referência apresentam temperaturas iguais. Em outra versão do equipamento permite-se que ocorra um fluxo de calor entre a amostra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização de cerâmicas
  • Tecnicas de caracterização
  • Caracterização de materiais primas para ceramicas
  • Caracterizacao de ceramica pzt
  • Visita Técnica a cerâmica
  • VISITA TECNICA A CERAMICA
  • Tecnica de esmaltação na cerâmica
  • visita tecnica ceramica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!