Técnicas Criptográficas

Páginas: 33 (8236 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014


UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO / SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1° Semestre - 2013



“AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES”

















ÍNDICE


1. Objetivo do Trabalho 3
2. Introdução 4
3. Criptografia (Conceitos Gerais) 6
4. Técnicas Criptográficas mais Utilizadas e Conhecidas 8
5. Dissertação (Chave Simétrica – MétodoRijndael) 18
6. Projeto do Programa 22
7. Relatório com as Linhas de Código do Programa 28
8. Apresentação do Funcionamento do Programa 34
9. Bibliografia 38















1. OBJETIVO DO TRABALHO
Esse trabalho tem como objetivo reunir os alunos em grupos para que o aprendizado seja maior e que possamos adquirir mais conhecimento uns com os outros. Os conceitos básicos sãofundamentais para a área em que queremos atuar, basicamente podemos dizer que a criptografia é um cadeado onde só o cedente e o cessionário possuem a chave, porém os “cadeados” podem ser quebrados, esse mesmo conceito pode ser usado na criptografia. Criptografia com certeza é um assunto de interesse de muitos, porém por ser uma área tão extensa e muito complexa envolvendo muitos conceitosmatemáticos, muitas vezes é estudada apenas como um hobby. A criptoanálise é o ramo da ciência que estuda métodos de criptografia, capacitando o profissional a fazer a análise de um algoritmo criptográfico quanto a sua complexidade, podendo definir um algoritmo como forte (de difícil quebra) ou fraco (de fácil quebra).
Como dito, para se estudar criptografia, geralmente tem-se a necessidade de um forteembasamento matemático. Para se ter uma ideia, algumas linhas da matemática pura estudados a 20 anos atrás são chave fundamental para os melhores algoritmos de criptografia da atualidade.





























2. INTRODUÇÃO
Este artigo mostra as diferentes formas em que a matemática é aplicada na criptografia para o desenvolvimento de códigos, cifras e técnicaspara mascarar uma mensagem de modo que só pessoa autorizada possa ter acesso ao seu conteúdo. Desde os primórdios que o homem tem sentido a necessidade de guardar segredos. Sejam segredos familiares, segredos sentimentais, segredos pessoais, segredos religiosos, ou segredos militares e governamentais. Tão forte quanto a necessidade nata da espécie humana de guardar segredo sobre determinadosassuntos é a vontade dos mesmos humanos de desvendar esses segredos. Seja por dinheiro, poder, vingança, curiosidade, arrogância, ou qualquer outro sentimento essa tem sido uma batalha que, ao longo dos anos vem sendo travada entre aqueles que querem guardar segredos e os que querem desvendar esses segredos. Com o avanço cada vez maior dos poderes das Redes de Computadores, o mundo tende a ficar menor,perder fronteiras, encurtar distâncias. Hoje, com um simples apertar de teclas, pode-se intercambiar informações através dos cinco continentes em questão de minutos ou até segundos. Este avanço faz com que a informação e o controle sobre ela sejam estratégicos para os governos e para as empresas. E, quanto maior o fluxo de informações em redes de telecomunicações, ou maior a quantidade deinformação armazenada em meios computacionais, maior é a necessidade de empresas, governos e até de pessoas físicas de se protegerem contra uma nova ameaça que está crescendo proporcionalmente ao desenvolvimento da informática.
Trata-se do furto de informação sigilosa e estratégica, armazenada em meios computacionais, ou da adulteração de transações através do poder das telecomunicações. Pensando nanecessidade de se criar ferramentas capazes de proteger a informação e de prover segurança aos dados armazenados e transmitidos pelas organizações através do mundo, veio a motivação para se estudar Criptografia. Sendo que através desta disciplina podem-se criar aplicações que deem maior segurança às informações digitais. Na palavra criptografia, “Cripto" vem do grego "kryptos" e significa oculto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnicas criptográficas
  • tecnicas criptograficas
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • As técnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
  • As técnicas criptográficas, conceitos, usos e aplicações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!