Técnicas Administrativas

Páginas: 31 (7648 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

ATPS – Técnicas de Administração de Pessoal

INTRODUÇÃO
As técnicas e todo o processo de admissão de colaboradores devem seguir procedimentos que visam analisar as qualidades e características profissionais, a qualificação do colaborador de acordo com a necessidade da organização naquelemomento.
Sendo assim, cabe ao Gestor de Departamento de Pessoal avaliar as necessidades da empresa e uma vez identificar dar inicio ao processo de contratação dentro da legislação
Esta é uma etapa muito importante, uma vez que um processo ineficaz acarretará em mais custos a empresa com verbas rescisórias e custos em novas contratações. O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotinaespecial junto a empresa, e essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa propiciando o ingresso do empregado. Esta rotina, mal realizada pode colocar o empregador e o empregado em situações de riscos, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos.
Desta forma é importa o Gestor de Departamento de Pessoal responsável por estes processos, criar umroteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos, e das obrigações legais a serem realizadas.

PROCESSOS ADMISSIONAIS
Para que se possa dar início ao processo da confirmação de um contrato sólido entre as duas partes Empregado e Empregador, o primeiro passo é direcionar o colaborador para realizar um exame médico admissional por um médico da empresa ou indicado por ela paraavaliar as condições físicas e psíquicas deste colaborador, e estando apto, seja de fato efetivado ao cargo.
Um vez avaliado e apto a exercer sua função a empresa deve dar o passo seguinte na contratação conforme as leis da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no registro do colaborador no livro, ficha ou sistema admissional da empresa.
Um dos documentos mais importantes para dar início aoprocesso é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um documento obrigatório para qualquer emprego, pois nela será retratada toda a vida funcional do colaborador.
Em toda atividade de contratação, será obrigatório ao empregador realizar o registro de seus trabalhadores, por meio de fichas, livros ou até sistemas eletrônicos conforme as instruções do MTE (Ministério do Trabalho eEmprego).
Há uma relação de documentos que são essenciais para a contratação e formalização de um contrato, mas há outros apenas recomendados que sigam conforme a exigência e necessidade da empresa conforme o cargo que se vai ocupar. Mas, o que poucos colabores tem conhecimento e conforme as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho, Artigo 29 e 53) é que uma empresa não poderá reter uma CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social ) por mais de 48 horas, e esta deve ser devolvida mediante declaração assinada. Nenhum documento pessoal deverá ser retido pela empresa. Apenas se poderá ter acesso aos números de identificação.
Seguem alguns dos documentos base a ser solicitado ao empregado para contratação conforme cada tipo de cargo ocupado e a necessidade da empresa:
Atestado médicoadmissional
Fotos (tamanho e quantidade a critério da empresa);
CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
Registro profissional expedido pelos órgãos de classe (se exigido para o cargo);
Comprovante de endereço;
Documento de Identidade;
CPF;
Título de Eleitor (obrigatório quando a contratação é para maior de 18 anos);
Cartão do PIS (caso não seja o primeiro emprego)
Certidão decasamento (se for o caso);
Certidão de reservista ou pra de alistamento no serviço militar;
CNH (quando exigido para o cargo);
Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos (se houver);
Cartão de vacina dos filhos de até 5 anos (se houver);
Declaração escolar do filho que receberá o salário família (se for o caso);

Há também alguns processos referentes às documentações e registros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • técnicas administrativas
  • Técnica administrativas
  • Tecnicas administrativas
  • TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
  • Tecnicas administrativas
  • Técnicas administrativas
  • Tecnicas administrativas
  • tecnicas administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!