Técnica - economia de fichas

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Definição

A Economia de Fichas é uma estratégia de intervenção da Análise Aplicada do Comportamento que introduz contingências de reforçamento para resposta(s) considerada(s) adequada(s) peloprogramador. Estas contingências de reforçamento geralmente são apresentadas em forma de fichas, pontos ou qualquer outro tipo de estímulo reforçador condicionado que possa sinalizar reforçamento emmomento posterior. Assim, estas “fichas” podem ser trocadas por atividades, alimentos, objetos ou outro tipo de estímulo reforçador previamente definido. De acordo com Zambom (2006) as fichas também podemser retiradas caso o organismo emita resposta(s) considerada(s) inadequada(s) pelo programador.

Segundo Tomanari (2000, apud Borges, 2004) essa estratégia possibilita a formação de cadeiascomportamentais, além de ser capaz de instalar e manter respostas adequadas com alta freqüência de emissão. A Economia de Fichas pode ser aplicada em grande escala, seja em relação ao número de organismosparticipantes do programa, seja em relação ao número de respostas a serem reforçadas num organismo.

Como utilizar

De acordo com Caballo (2002) o diretor do programa de economia de fichas não énecessariamente o aplicador do programa. Este papel pode ser assumido por qualquer pessoa desde que treinada. Deve haver uma coordenação entre programadores e aplicadores e os objetivos do programadevem coincidir com os objetivos da instituição que o aplica seja ela hospitalar, escolar, clínica ou organizacional.

Os aplicadores devem ser treinados antes da implantação do programa e devem serescolhidos de forma que já tenha certo interesse por técnicas que fujam das formas tradicionais de modificação do comportamento como os fármacos.

Caballo (2002) afirma que no início dodesenvolvimento do programa, devem-se estabelecer as classes desejáveis de respostas-objetivo e os procedimentos para selecionar tais respostas. As respostas-objetivo que devem ser reforçadas têm de basear-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha Técnica
  • ficha tecnica
  • Ficha tecnica
  • Ficha tecnica
  • FICHA TÉCNICA
  • Ficha técnica
  • FICHA TECNICA
  • ficha técnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!