Técnica de negociação

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
Curso: Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
Disciplina: Técnicas de Negociação
Cleber Barbosa Loura de Menezes










Roteiro de preparação para negociação salarial
Professora: Ma Cristiane Vinhole de Brito












CAXIAS-MA
20/04/2012




Disciplina: Técnicas de NegociaçãoCleber Barbosa Loura de Menezes












TÉCNICAS DE NEGOCIÇÃO

Roteiro de preparação para negociação salarial











CAXIAS-MA 21/04/2012
INTRODUÇÃO

É comum que em qualquer setor trabalhista, o profissional que ocupa um cargo naempresa em que trabalha busque um aumento salarial, na maioria das vezes por necessidade, por status e também porque todo profissional deseja conquistar uma posição social melhor em sua vida. Desse modo é inegável que falar de acréscimo de salário não seja uma situação complexa, pois sabemos que quando se trata de dinheiro a questão se torna bem mais difícil de ser conduzida. Podemos dizer que paraisso acontecer de forma satisfatória é preciso o uso de uma boa negociação, no entanto para isso são necessárias habilidades uma vez que sem elas a negociação dificilmente será bem sucedida.
Para o funcionário que pleiteia a melhoria de seus proventos é recomendável que seus argumentos justifiquem o seu objetivo, e antes disso é necessário também que o funcionário faça uma pesquisa sobreas faixas salariais de sua categoria no mercado de trabalho, sem dúvidas, o objetivo de uma negociação salarial é sempre atingir o salário melhor dentro desta faixa de mercado. No entanto, os argumentos utilizados para justificar o aumento salarial, têm que está pautado no seu desenvolvimento profissional durante o tempo em que está trabalhando na organização, ou seja, sua dedicação, assiduidade,novas responsabilidades assumidas no trabalho, seu desejo em se realizar profissionalmente procurando assim curso superior que atenda suas necessidades laborais. É preciso que o funcionário tenha também um bom diálogo, mostrar firmeza em suas palavras, convicção, falar sobre as melhorias que a empresa terá em relação às tarefas a serem cumpridas.
As negociações salariais exigempaciência, pois geralmente quando se entra em processo de negociação salarial é necessário que o trabalhador esteja preparado para ouvir duas respostas, sim ou não. Quando a resposta é negativa provavelmente os argumentos não foram suficientes para convencer seu superior, ou o momento não era adequado, porque o sucesso da negociação não se restringe apenas aos argumentos do funcionário, pois épreciso saber qual o melhor momento para procurar o gestor. Nesse sentido a primeira característica a ser observada é a situação financeira da empresa. Portanto recomenda-se que o momento mais oportuno será quando a empresa tenha atingido as metas e que o mercado esteja passando por um bom momento.
Para uma boa negociação salarial é aconselhável que o empregado esteja com algunsrequisitos em mente, os quais são indispensáveis em revisões salariais.


Dicas para negociação salarial:

1. Uma preparação correta e transparente

A preparação é um fator essencial nesse processo no que diz respeito a transparência ela tem que ser tão profissional e cuidadosa como seria para um acordo comercial. O profissional não deve de forma alguma entrar em uma negociaçãodesesperado por que poderá arriscar o próprio salário. Armadilhas comuns como não avaliar corretamente o equilíbrio de poder, não documentar e valorizar, portanto evitar esses erros é sem dúvida nenhuma um passo muito importante para o sucesso da negociação.

2. Ser especifico sobre o que deseja

Ser otimista. Uma ampla e criativa lista de desejos, porém realista, ou seja, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!