Técnica de enfermagem

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
As lordoses

As lordoses são curvaturas naturais da coluna vertebral. Elas estão presentes nas regiões , cervical e lombar, ambas visíveis apenas quando observadas lateralmente,a lordosecervical possui 07 vertebras (C1 a C 7),permite os movimentos em todos os planos, a lordose lombar possui 05 vertebras (L1 a L5) ,permite a movimentação da coluna no plano sagital, isso é ,inclinaçãopara frente e para trás..
As lordoses são curvaturas secundárias ,por serem desenvolvidas conforme assumimos uma postura ereta, durante o crescimento serão definidas e variando sua amplitude deindividuo para indivíduo .Após mais ou menos três meses de vida a primeira curvatura secundária surge, é a curvatura lordótica cervical. Ela aparece porque o neonato vai crescendo e sua cabeça vai“pesando” sobre a coluna, obrigando-a a fazer está adaptação (curvatura lordótica cervical) para acomodar o crânio .A segunda curvatura secundária surge por volta dos oito meses de idade, época em que o bebêjá começa a se colocar na posição sentada, colocando o peso não só da cabeça, mas também do tronco e dos membros superiores sobre a porção lombar da coluna, formando assim a curvatura secundárialordótica lombar.



Alterações das lordoses.
Apenas em casos em que a lordose aparece aumentada ou diminuída são consideradas anormais.As alterações da lordose são, a hiporlordose (quando a curvaturaestá diminuída ),e a hiperlordose(aumento da curva) ,sendo essa a mais comum. A hiperlordose lombar pode ser gerada por várias causas, desde alterações genéticas a contraturas ou a fraqueza muscular,principalmente da musculatura abdominal e dos quadris. A hipolordose geralmente ocorre em pacientes idosos, com alterações degenerativas nos discos e ligamentos.  Existem ainda aumentos e diminuiçãoda lordose, mas dentro da normalidade. Pessoas da raça negra tem na média uma lordose maior que pessoas brancas e as asiáticas tendem a ter uma lordose menor.
. Um outro fato que tende aumentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnicas de enfermagem
  • Técnica de enfermagem
  • Técnica em Enfermagem
  • Tecnicas de enfermagem
  • Tecnica de enfermagem
  • Tecnicas de enfermagem
  • Tecnica em Enfermagem
  • técnicas de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!