Tácito e os povos germânicos: Um Ensaio

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014

Disciplina: Teoria da História I
Professor(a): Rogério Rosa
Acadêmica: Isadora Muniz Vieira
Ensaio: Tácito e os povos germânicos.

Há poucas fontes produzidas na Antiguidade sobre os povos germânicos que se tem conhecimento, o que faz a obra Germania de Caio Cornélio Tácito tão importante, não somente pelo fato de ser uma das poucas, mas pela maneira que ela foi produzida e quando. Ariqueza de informações e detalhes fazem do relato praticamente uma narrativa etnográfica. Através de Tácito é possível ter noção da complexidade do povo abordado e das diferenças existentes entre romanos e germanos no período. Escrita no século I d.C., Germania é uma fonte história do período de transição da república romana para o principado, contexto deveras conturbado. Outros autores, como TitoLívio e Salústio abordaram a corrupção e desmoralização política do período. Período em que o Império Romano termina sua expansão e inicia suas tentativas de manter seus territórios. Muito embora a obra não tenha prefácio – o que era bastante incomum nas narrativas da época –, é possível perceber as intenções de Tácito sem que ele nos diga de antemão: a necessidade de saber mais sobre os povosvizinhos para que a preservação do território seja efetivada e conhecer seus costumes para que sirvam de exemplo moral. Claro, isso só é possível de ser entendido quando contextualizamos a obra, o que farei mais adiante.
Sendo assim, a obra foi e ainda é usada como fonte e objeto de estudo de muitos pesquisadores.

Tácito tinha seus próprios limites óbvios. No interior desses limites não podemosduvidar que ele percebera algo essencial: a desmoralização que acompanha o despotismo.(...) A transição da República romana para o principado é ainda hoje uma questão de relevância imediata. Isso jamais teria acontecido se não tivéssemos Tácito. Ele é nosso mestre no estudo do despotismo. Seus métodos podem ser aplicados, e foram aplicados, a outros períodos.(MOMIGLIANO. Pg 185)

Existiram doismotivos principais que levaram Tácito a elaborar um estudo sobre os povos germânicos. O primeiro deles seria alertar as autoridades romanas, principalmente o imperador Trajano, sobre essas populações, para que, dessa forma, tomassem medidas práticas. O segundo, que está vinculado ao primeiro, visava mostrar a “frouxidão” dos costumes em Roma, contrapondo-os aos costumes germânicos mais rígidos.Em suma, Tácito queria lembrar aos romanos que eles já foram assim quando ainda estavam em expansão sobre a Península Itálica e o Mediterrâneo ocidental: foi, entre outras razões, a sua paixão pelos assuntos da política e da guerra que levou Roma a submeter todas aquelas cidades. Os germanos eram assim: dedicavam-se com ardor às questões do governo, das quais todo homem livre e armado poderiaparticipar. As exceções ficavam por conta daqueles considerados covardes. Ou seja, a participação na política e na guerra eram condições interdependentes. (PAULA, Júlio César de. Relações Entre Roma e Germanos a Partir da Germania de Tácito. Pg 34)

Visando escrever Germania, Tácito obteve informações de diversas fontes, escritas e orais. Das escritas, ele utilizou-se de Posidônio, Aufídio Basso –que guerreou com os germanos –, as Historiae de Salústio, o livro 104 de Tito Lívio, o De Bello Gallico de Júlio César 54 e – a mais importante – Historia Naturalis1 de Plínio, o Velho. Sobre as fontes orais, é bem provável que Tácito as tivesse obtido diretamente com comerciantes e militares romanos. Acredita-se mesmo que ele esteve na Gallia Belgica talvez exercendo algum cargo, quando conseguiudiretamente muitas das informações contidas na obra. Na antiguidade, dava-se muito mais valor a narrativas vindas de testemunhas oculares dos fatos, pois acreditava-se que só quem presenciou o acontecimento ou foi contemporâneo a determinado evento era capaz de narrar os episódios com devida veracidade. Sendo assim, eram sempre narradas histórias do presente, como afirmara Tucídides: “Não há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • povos germanicos
  • Povos germânicos
  • Economia e Sociedade dos povos germanicos
  • Povos germânicos e império rei reinos germânicos e império carolino
  • Tácito
  • os germânicos
  • Ensaio Teórico: A INTERVENÇÃO DO SETOR PÚBLICO EM ESPAÇOS OCUPADOS PELO POVO
  • Os Reinos Germânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!