Tópicos de Reflexões sobre alfabetizações - Emilia Ferreiro

1195 palavras 5 páginas
Ferreiro, Emilia. Reflexões sobre alfabetização / Emilia Ferreiro: Tradução Horácio Gonzales (et. al.), 24. Ed. Atualizada – São Paulo: Cortez, 2001. – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 14).

A partir da leitura do livro de Emilia Ferreiro, discorrer sobre os tópicos a seguir:

1) Pressupostos Metodológicos (p.29-41).

Para Emilia Ferreiro (2001), há uma polêmica nas discussões sobre a prática alfabetizadora, em relação aos métodos utilizados: analíticos versus sintéticos; fonéticos versus global, entre outros. Ferreiro (2001), também deixa claro que nenhuma dessas discussões levou em conta as percepções das crianças sobre o sistema de escrita. Dessa forma, deve-se aceitar que os métodos não oferecem nada mais além do que sugestões e incitações. Assegurando também, que o método não pode criar conhecimento, e que nenhuma prática pedagógica é neutra, estando todas apoiadas no modo de conceber o processo de aprendizagem e também o objeto dessa aprendizagem.
A autora cita três dificuldades básicas, encontradas em diferentes experiências com profissionais de ensino, que necessitam ser expostas: a primeira consiste na visão que o adulto já alfabetizado tem do sistema da escrita; a segunda, a confusão entre desenhar e escrever as letras; e por último, mas não menos importante, a dedução do conhecimento das letras e seu valor sonoro convencional.
De acordo com Ferreiro (2001), uma vez ilustradas estas dificuldades conceituais iniciais, é possível analisar a prática docente em termos diferentes do metodológico. E conclui que um novo método não resolve os problemas, mas sim que é preciso reanalisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes a elas, e até que ponto funcionam como filtro de transformação seletiva e deformante de qualquer proposta inovadora.

2) A escrita: defendida analisada pela autora e sugestões aos educadores (p. 42-60).

Ferreiro (2001) fala da compreensão do sistema de escrita, afirmando que

Relacionados

  • Níveis da Evolução escrita
    45625 palavras | 183 páginas
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    14836 palavras | 60 páginas
  • Alfabetizacao Uma Historia De Sua Historia 1
    132480 palavras | 530 páginas
  • 000692826
    71564 palavras | 287 páginas