Técnico em mecãnica induetrial

808 palavras 4 páginas
Técnicas de Desobstrução Brônquica

Tapotagem ou percussões

A tapotagem consiste em percutir com as mãos em concha ou em ventosa, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção, respeitando as regiões dolorosas.
Contra indicação: Aplicação direta na pele, dispneia, crise asmática, edema agudo de pulmão, pós-operatório menos uma hora, fraturas de costelas, cardiopatas graves.
A percussão, durante a expiração, 5 Hz de freqüência, promovendo ondas de energia cinética, transmitidas através das vias respiratórias, deslocam as secreções da arvore brônquica e as mobilizam das regiões periféricas para as centrais. Na aplicação das técnicas, segundo a sua freqüência de execução e a sua associação a outras técnicas o tempo estimado é de (240 ciclos/minuto) sendo continuo.

Vibração e Vibrocompressão
São contrações isométricas repetidas do ombro e cotovelo realizada sobre a parede do tórax, durante a fase expiratória, em uma freqüência de 12 a 16 Hz, podendo ser associado à compressão.
È realizada com as mãos espalmadas, acopladas e com certa pressão no tórax do paciente, o punho e o cotovelo de quem aplica deverão permanecer imóveis impulsionando os movimentos vibratórios (tremor energético) com um trabalho da musculatura do braço e do ombro.

Etltgol
É uma técnica que permite mobiliza secreção situada nos V.A de médio calibre para V.A proximais, através do fluxo expiratório modulado.
Contra-indicação: Fraturas de costelas, embolia pulmonar, enxertos cutâneos recentes, criança menor de 11 anos de idade.

Percussão Cubital
A principal diferença entre a percussão cubital e a tapotagem é que o movimento de “resvalo torácico” na pressão cubital é menos vibrátil, podendo ser mais empregada nos casos em que a tapotagem causa dor. Por outro lado, a percussão cubital menos vibrátil, por tratar-se de um movimento brusco proporciona maior estimulo a tosse.

Drenagem Postural
A drenagem postural tem como objetivo drenar secreção

Relacionados