Síntese e caracterização de hidroxiapatita a partir da casca de ovo de avestruz

1440 palavras 6 páginas
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE HIDROXIAPATITA A PARTIR DA
CASCA DE OVO DE AVESTRUZ

L. B. Caliman

RESUMO

O objetivo principal deste estudo foi investigar a possibilidade de utilização da casca de ovo de avestruz na síntese de Hidroxiapatita, biomaterial de grande importância médica devido a sua grande biocompatibilidade com sistemas biológicos. A casca foi utilizada devido a sua composição rica cálcio. A obtenção de Hidroxiapatita aconteceu por meio de uma reação de precipitação por via úmida entre o Ca(OH)2 e H3PO4. A análise de Difração de Raios X mostrou que Hidroxiapatita precipitada, depois de calcinada a 800°C dá origem a uma mistura de Hidroxiapatita estequiométrica e β-Fosfato Tricálcico. Além disso, o produto foi analisado por Infravermelho, Espectrometria de Emissão Atômica com fonte de plasma induzido, Microscopia Eletrônica de Varredura, Área de Superfície Específica e Tamanho de Partícula. Com esse procedimento buscou-se dar um destino proveitoso a casca de ovo de avestruz sob o ponto de vista ambiental e tecnológico, transformando-as em um novo produto de maior valor agregado.

Palavras-chaves: Hidroxiapatita, Biomaterial, Casca de Ovo de Avestruz, Reciclagem.
INTRODUÇÃO

A crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais tem influenciado fortemente os rumos do desenvolvimento tecnológico. Assim, não só o bom desempenho dos materiais sob o ponto de vista tecnológico e funcional é necessário, mas principalmente, o conhecimento de suas interações com o meio ambiente, em busca daqueles cuja obtenção ou utilização se faça com o mínimo consumo energético e menor impacto ecológico.
Um dos principais problemas da produção industrial e agroindustrial é a quantidade de resíduos gerados, em sua maioria volumosos e descartados incorretamente. Objetivando reduzir a produção de resíduos de forma interligada com o processo produtivo, a principal e melhor alternativa é reaproveitá-los, seja no próprio processo produtivo ou como matéria-prima

Relacionados

  • Apostila Nutrição Animal Lavras
    75103 palavras | 301 páginas