síntese Rousseu, john locke

670 palavras 3 páginas
John Locke e Jean Jacques Rousseau foram dois pensadores representativos da Teoria Política Moderna. Locke destaca-se por defender as liberdades negativas e a representação político - parlamentar, a democracia representativa, enquanto Rousseau se notabiliza por ser contrário á representação política e propor a democracia participativa, direta. Ambos fazem parte da vertente contratualista da Teoria Política Moderna, pela qual a passagem do estado de natureza para o estado civil ocorre mediante a celebração de um pacto social entre integrantes de sociedade, com a finalidade de solucionar conflitos e minimizar os inconvenientes e a insegurança presentes no estado da natureza.
Locke destaca o poder legislativo, onde define a democracia representativa vinculada ao poder dos representantes eleito pelo povo. Isso pode se dizer que o legislativo são pessoas eleita pela sociedade então os mesmos tem o poder de escolher e substituir.
Por outro lado Rousseau defende a democracia participativa, direta referindo se “ Na verdade, as leis são as condições da associação civil. O povo submetidos a leis deve ser o seu ator, só aos que associam cabe reger as condições da sociedade” (Rousseau, 1995:99).
O estudo comparativo das principais categorias do pensamento político de Locke e Rousseau é interessante, na medida em que cada um enfatiza um aspecto distinto do processo político : enquanto o inglês ressalta a representação o suíço destaca a participação. Conforme escreve Bobbio “Há, apesar de tudo, entre Locke e Rousseau, uma diferença essencial na maneira de conceber o poder legislativo: para Locke, este deve ser exercido por representantes, enquanto para Rousseau deve ser assumido diretamente pelos cidadãos” (Bobbio, 1998:322).
Locke e Rousseau apresentam propostas diversas sobre como o poder legislativo do estado civil deve ser desempenhado.
A proposta de Locke caracteriza-se pelo fato de a população jurisdicionada eleger representantes para o exercício do poder

Relacionados

  • CONTRATO SOCIAL
    13353 palavras | 54 páginas