SÍNTESE REFLEXIVA DO TEXTO “Concepções gerais educativas a partir das quais a prática psicomotora educativa e preventiva assumirá seu valor". (Bernard Aucouturier)

992 palavras 4 páginas
SÍNTESE REFLEXIVA DO TEXTO

“Concepções gerais educativas a partir das quais a prática psicomotora educativa e preventiva assumirá seu valor". (Bernard Aucouturier)

RIO DE JANEIRO
2013

Em minha prática diária, percebo o processo de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades. Na turma do maternal I, composta por crianças de um a dois anos, as atividades propostas tem como objetivo integrar conhecimentos através de práticas lúdicas, estimulando a curiosidade e proporcionando os alicerces fundamentais para a formação simbólica. Formação esta, imputável para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de maneira saudável.
O projeto pedagógico atual do Cores Playgym Educação é baseado na história dos Saltimbancos, personagens do reino animal que são de grande identificação entre as crianças do maternal por se movimentarem e não apresentarem linguagem. No momento, estamos trabalhando o personagem da galinha, nesse intuito oferecemos às crianças materiais como jornal, cola, tinta e penas coloridas para que elas possam criar suas próprias "galinhas". Esta dinâmica tem por objetivo favorecer o desenvolvimento simbólico e constituir novos conhecimentos referentes aos hábitos do animal.
Nesta idade, as crianças, estão iniciando o processo de construção do pensar e a se perceberem como sujeitos fora das relações familiares, dentro de um grupo com idades semelhantes. Uma das atribuições do educador do maternal I é, justamente, a de dar suporte na passagem das relações duais estabelecidas em casa para a relação no grupo, respeitando a particularidade e o tempo de cada criança nesse trajeto.
Segundo o autor, o bom educador é o "catalisador da maturação psicológica", ou seja, atuará como mediador entre a criança e o mundo de interesses que a rodeia, trabalhando de maneira tal a desenvolver a autonomia de cada um. Na hora do lanche, buscamos auxiliá-las para que se alimentem sozinhas e consigam trocar lanches

Relacionados

  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas