SÍNTESE DO LIVRO PINÓQUI AS AVESSAS

320 palavras 2 páginas
Análise do livro: Pinóquio às avessas
Pinóquio as Avessas, narra uma estória, muito interessante, que nos leva a questionar, os métodos de ensino e também as abordagens para com os nossos filhos.
Durante a leitura, o autor destaca um pensamento equivocado, mas, que se espalha, há anos, pela sociedade e muitos ainda acreditam que, somente por meio da escola, pode se tornar uma pessoa de verdade.
A leitura propõe uma reflexão na abordagem com os filhos, nos valores que passamos e nas expectativas que criamos em sua formação para a vida adulta. Muitas crianças são levadas a acreditar que a ida para a escola, responde a todas as suas perguntas, dúvidas e que ao saírem de lá, se transformarão em adultos inteligentes, felizes e bem sucedidos.
Apesar do autor, destacar os aspectos negativos, a respeito dos métodos tradicionais de ensino, também não nega a eficácia, a necessidade da organização e disciplina, para o desenvolvimento e formação do indivíduo.
Ao ler o livro, constatamos o quanto pode se frustrar, uma criança, induzindo de forma inocente, que a escola é o caminho para se tornar uma pessoa bem sucedida e também, lá encontrar todas as respostas que tanto se procura.
Ficam então, o alerta com o cuidado nas expectativas, ilusões, imposições e projeções que, tanto os pais, professores e sociedade, muitas vezes impõe. Aos pais, a importância de se olhar e observar para não fazer projeções aos filhos, que na sua maioria, é resultado daquilo que eles próprios não conseguiram realizar.
Diante de toda a estória e voltado para a Psicologia, destaca-se também a importância dos sonhos para uma criança e a possibilidade de realiza-los e de se tornarem adultos felizes, fazendo exatamente o que dá prazer e satisfação em sua vida.

Relacionados