Síntese do capítulo 4 – Análise Geoambiental para Ordenamento Territorial e o ZEE no Brasil. (Ecogeografia do Brasil)

1035 palavras 5 páginas
ROSS, Jurandyr. Análise geoambiental para ordenamento territorial e o ZEE no Brasil. In. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2009. p.147-187.
Aluna: Giulia Karina Galvão
Síntese do capítulo 4 – Análise Geoambiental para Ordenamento Territorial e o ZEE no Brasil.
As análises geográficas, no mundo, seguem a linha do Ordenamento territorial e uso racional dos recursos naturais. A partir de 1970 e 1980, as pesquisas se voltaram para a questão ambiental, e a gestão territorial neste requisito foram realizadas com o ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico). O ZEE é um projeto para ordenar o espaço, organiza o território levando em conta os aspectos culturais, econômicos e sociais, no âmbito regional. Realiza um zoneamento de acordo com o que se deseja, no caso da questão ambiental, é uma forma de planejar a utilização dos recursos naturais e do espaço, utilizada pelo governo com apoio de pesquisadores e técnicos. Esta forma de planejar ajuda o governo a gerenciar de maneira eficaz tais recursos, e ordenar o espaço de maneira sustentável. O Zoneamento Ambiental tem o propósito de reconhecer as potencialidades dos recursos naturais, estabelecer programas de desenvolvimento sustentável, com o princípio básico de ordenar o espaço com a política conservacionista. A fragilidade deve ser analisada pelo princípio que a natureza atua de forma integrada e sistêmica, se considerada para o planejamento territorial ambiental.
Tricart utiliza o conceito de unidades ecodinâmicas e analisa o ambiente da a partir da teoria dos sistemas, em que os componentes da natureza realizam uma troca de energia que pode ser estável ou não, dependendo de seu equilíbrio dinâmico. As unidades ecodinâmicas instáveis são aquelas em que a ação e degradação do ser humano está presente, as estáveis estão em em equilíbrio dinâmico, ou, em seu estado natural. Ross, para o ZEE, Planejamento ambiental e assim a gestão territorial, desenvolveu

Relacionados

  • 3640 13106 1 PB
    140260 palavras | 562 páginas