Síntese da discussão sobre a política nacional de saúde integral da população negra – pnsipn

704 palavras 3 páginas
Síntese da discussão sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN

Entendemos a cidadania como as condições pelas quais as pessoas usufruem, de fato, dos direitos que lhe são reconhecidos nos âmbitos, civil, político, social, cultural e individual. Apontamos aqui, um retrato da exclusão social, dos direitos diferenciados entre raças, contrastando as iniqüidades entre negros, inclusive no campo da saúde.

O campo saúde que abrange a população negra se faz a partir da constatação de que as relações sociais no Brasil são marcadas pelo racismo, e que tem demonstrado pelos indicadores de saúde, que retratam de forma expressiva as desigualdades raciais em saúde, quer se trate do modo como se lidam com as doenças associadas a determinantes racial-étnicos; da discriminação na assistência ou do perfil epidemiológico marcado pela precocidade dos óbitos. Qualquer que seja o ângulo de aproximação com a realidade, às desigualdades são nítidas e gritantes.

A Saúde da População Negra como um campo de estudo específico, vem se constituindo nas últimas décadas. No entanto, a maioria dos gestores e técnicos da saúde – das três esferas do SUS – assim como os usuários, ainda conhecem pouco sobre o assunto. Concomitante a isso, ainda não é percebido uma substancial consolidação dos direitos como um conjunto firme de diretrizes e metas da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN que se apóia no Sistema Único de Saúde - SUS.

Partindo do princípio da universalidade, pode-se salientar que ser universal não significa atingir a diferentes grupos da mesma forma. É preciso considerar a tomada de medidas diferentes, para atingir diferentes grupos. No caso das mulheres negras é nítido de que tem uma maior vulnerabilidade neste campo, morrem mais, tem menos direitos garantidos. Tem menos tempo de consulta, tem menos informação. Não se pode definir que isso é só fruto do fato de terem menos escolaridade, mas elas também padecem

Relacionados

  • Atenção Primaria à Saúde da População Negra: Perspectiva do Enfermeiro na Cidade de Nova Iguaçu-RJ – uma análise compreensiva
    16608 palavras | 67 páginas
  • RELATORIO 2010 1
    61603 palavras | 247 páginas
  • Saude Sexual E Reprodutiva Cab
    110908 palavras | 444 páginas