Síndrome do Piriforme e Pulbalgia

582 palavras 3 páginas
Síndrome do Piriforme
O músculo piriforme é um dos músculos pequenos e estreitos localizado na região profunda do glúteo, e permite a rotação externa da perna. Estende-se desde a base da coluna, no sacro, conectando-se com o fêmur aproximadamente onde fica a dobra da nádega. O nervo ciático, que sai da coluna, passa dentro deste músculo ou abaixo dele.
A síndrome do piriforme se refere à inflamação do nervo ciático, quando este passa pelo músculo piriforme.
.
Causas:
- Aumento de volume e consistência do piriforme;
- Exercícios excessivos da musculatura do glúteo;
- Inflamação e espasmos desse musculo associada a trauma ou infecção;
- Anomalias anatômicas.
- Hematoma calcificado após contusão local;
- Exercícios que pode causar a síndrome: futebol, corrida, tênis e golfe;

Sintomas:
- Dor na região profundo do glúteo;
- Queimação (podendo descer até a perna);
- Aumento os sintomas quando a coxa se movimenta para fora;

Diagnóstico:
Realizar compressão do nervo ciático. Ser solicitados Raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética da coluna para descobrir se há alguma lesão, ultrassonografia, hemograma, artroscopia do quadril. Podem apresentar sinal Freiberg (realizado com o paciente deitado de bruços na cama e consiste na rotação interna do quadril, trazendo o joelho para fora) ou sinal de Pace (realizado com o paciente sentado com as pernas fora da cama que realiza abdução isométrica e rotação externa dos quadris contra a resistência).

Tratamento:
- Repouso;
- Antiinflamatórios;
- Fisioterapia:
• Alongamento do piriforme: Solicito ao paciente que, deitado na maca, abrace o joelho da perna sintomática e traga-o em direção ao ombro contralateral, realizando Flexão+Adução+Rotação Interna.
• Alongamento cruzado: Paciente deitado no chão com as pernas estendidas em sua frente. Solicite que levante o pé esquerdo cerca de 8 cm do chão e dobre o joelho formando um ângulo de 45°. Ponha a mão esquerda no lado de fora do joelho e

Relacionados