Síndrome de bournaut

306 palavras 2 páginas
SÍNDROME DE BURNAUT
Para Freudenberger (1970), o nome burnout deve origem no verbo inglês “to burn out” queimar-se por completo, consumir-se. Através de seu cansaço e frustração que o trabalho lhe trazia conclui-se que esta síndrome é “um estado de esgotamento físico e mental ligada à vida profissional.
O indivíduo, nessa situação, deixa de investir em seu trabalho e nas relações afetivas que dele decorrem e, aparentemente torna-se incapaz de se envolver emocionalmente com o mesmo, portanto entram em burnout ao se sentirem incapazes de investir afetivamente em seu trabalho. Suas características são: exaustão emocional – sentimentos muito fortes de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional e representa a dimensão individual da síndrome – diminuição da realização pessoal – tendência que afeta as habilidades interpessoais relacionadas a prática profissional, que tem como resultado o desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas, ceticismo, insensibilidade e despreocupação com respeito a outras pessoas, por vezes indiferentes em torno daqueles que entram em contato direto.
O tratamento para a doença é variável, pois podem ser iniciados a partir de fitoterápicos, fármacos, associados às sessões de psicoterapia, afastamento profissional e readaptações. É importante ressaltar que a Síndrome de Burnout é diferente da depressão, pois está diretamente ligada a situações do trabalho, enquanto a depressão está ligada a situações pessoais do indivíduo. Alguns hábitos também podem trazer benefícios para o paciente: praticar meditação ou relaxamento; desenvolver a espiritualidade; praticar exercícios físicos e estabelecer um ritmo de trabalho que não prejudique a sua vida social, e não se sobrecarregar com responsabilidades. Um bom relacionamento com o seu superior imediato, bem como o feedback de suas atividades e um relacionamento interpessoal

Relacionados

  • A procura da felicidade
    688 palavras | 3 páginas
  • ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
    3070 palavras | 13 páginas
  • assédio moral na administração pública
    17407 palavras | 70 páginas