São Vicente - Primero Ecônomo

3124 palavras 13 páginas
SÃO VICENTE DE PAULO, O PRIMEIRO ECÔNOMO
CONFERÊNCIA PARA OS ECÔNOMOS PROVINCIAIS
Paris, 5 de Agosto de 2013 / G. Gregory Gay, C.M., Superior Geral

Bem vindos a Paris e ao lugar que eu chamo de “Central Vicentina”! Como os parisienses usam agosto para fugir da Cidade Luz, estou feliz por me unir a vocês e passar esse tempo refletindo sobre o indispensável papel que cada um de vocês tem como Ecônomo Provincial. Não estamos aqui apenas para discutir sobre a “prudente gestão do dinheiro”, mas para fazer uso de sua sabedoria como incansáveis gestores dos bens da Congregação. Eu usei a palavra “sabedoria” para descrever vocês porque eu acredito que para ser um Ecônomo eficiente, você deve estar bem informado, não apenas nos acontecimentos do mundo, mas em sintonia com a sua província, seus coirmãos, suas esperanças e necessidades, e seus bens disponíveis.

Vocês exercem um verdadeiro “ministério oculto (secreto)”, já que vocês trabalham em algo que deve ser visto como muito distante dos apostolados e trabalhos ativos da Congregação que trazem aos seus coirmãos satisfação pessoal e espiritual. Ainda, se não fosse por sua competência e dedicação ao ofício de Ecônomo, muito dos recursos que seus coirmãos esperam para a manutenção seus apostolados e vida comunitária, faltaria. Pelo “ministério secreto” de vocês, o carisma da Congregação pode crescer e florescer; novos membros são formados e os idosos tem a garantia de serem bem cuidados. Vocês tornam possível a criação de uma vida comunitária de qualidade, permitindo aos coirmãos viverem “como amigos que se querem bem”, como Nosso Santo Fundador Vicente vislumbrava.

São Vicente como o Primeiro Ecônomo!

Falando de São Vicente, todos concordamos que ele foi um homem de muitos talentos e habilidades, que por mais de 350 anos tem provocado impacto positivo na Igreja e no mundo. Podemos lembrar alguns dos ilustres títulos com os quais São Vicente foi agraciado pela posteridade, tais como “Pai dos Pobres”, “Luz do

Relacionados

  • Sátira
    98755 palavras | 396 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas