Szczc

7144 palavras 29 páginas
Ajuste a valor presente da carteira de leasing e as distorções patrimoniais nas demonstrações contábeis das sociedades de arrendamento mercantil listadas na CVM.
EDNEI MORAIS PEREIRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ERIC ADRIAN MATTOS BARRETO JUNIOR
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FÁTIMA DE SOUZA FREIRE
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ANTÔNIO DANIEL RIBEIRO FILHO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
RESUMO
O leasing é uma das operações com grande representatividade no mercado nacional e internacional. É também, um dos mecanismos complexos que apresenta maiores controvérsias quanto a um padrão para sua contabilização. No Brasil, a existência de duas legislações/regulamentações divergentes faz com que sejam requeridos ajustes extra-contábeis nas demonstrações contábeis das arrendadoras. O presente estudo buscou verificar se esses ajustes são representativos para essas sociedades a partir da sua relação com o tamanho do seu imobilizado, lucro líquido e patrimônio líquido. Ressalta-se a necessidade dessa constatação tendo em vista que tais ajustes não são claramente evidenciados pelas empresas, o que não permite avaliar adequadamente seu efeito patrimonial e, para confirmar, o quanto a ausência desse ajuste torna as demonstrações contábeis das sociedades de arrendamento mercantil enganosas. Nas sociedades analisadas e da janela temporal observada, pôde-se constatar o impacto desses ajustes, tendo em vista que, no geral: os ativos estão super avaliados; todas as empresas apuraram em pelo menos um dos exercícios sociais um prejuízo, revertidos em lucros; e, os impactos no patrimônio liquido representaram, aproximadamente, desde uma redução em 10% de seu valor até um aumento em 350%.
Palavras-chaves: Arrendamento Mercantil; Demonstrações Financeiras; Ajustes de
Depreciação; Sociedades de Arrendamento Mercantil.

1 - INTRODUÇÃO
Uma das funções da contabilidade é a de prover seus usuários com informações que sejam úteis para sua tomada de decisão. Com a globalização e o

Relacionados

  • teoria politica
    13452 palavras | 54 páginas