syscalc

971 palavras 4 páginas
Mentira #1: Poupança oferece rendimentos garantidos.
Não pense que é só colocar dinheiro na poupança para começar a ganhar. Muito pelo contrário!
Com o cenário econômico atual, estamos em uma situação onde a rentabilidade real da poupança está negativa, ou seja, o investidor está na verdade perdendo dinheiro.
Sim, perdendo dinheiro!
Rentabilidade real é quando descontamos a inflação dos rendimentos e encontramos quanto de dinheiro você realmente ganhou.
Por exemplo, se a inflação for de 6% e a poupança render só 5%, na verdade o seu dinheiro perdeu poder de compra, já que os preços aumentaram mais do que seu patrimônio.
É amigo investidor, para piorar, saiba que se você tem dinheiro na poupança, já está perdendo dinheiro desde setembro de 2012!
Veja no gráfico abaixo, todos os meses em que a linha verde do IPCA (índice oficial de inflação) ficou acima das outras linhas, sua rentabilidade na poupança não foi o suficiente para bater o aumento da inflação.

fonte: Banco Centra do Brasil
Para piorar um pouco mais, vale lembrar que a rentabilidade do mês é perdida quando o saque é feito fora da data de aniversário, ou seja, no dia do mês em que a aplicação foi inicialmente realizada.
Tudo isso deixa a rentabilidade ainda mais comprometida e deveria fazer você evitar investir na poupança.
Mentira #2: A Poupança é totalmente segura.
Muitos investidores investem na poupança em busca de um porto seguro, achando que independente do que aconteça seu investimento está à salvo. Isso é mentira!
Apesar da poupança ter um risco muito baixo, ela não é o investimento menos arriscado e você pode sim perder o dinheiro que está aplicado na poupança.
Como seu dinheiro da poupança fica depositado em um banco, caso ele quebre, você somente conseguirá recuperar os investimentos de até R$ 250.000, que é o valor garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. (este valor foi aumentado no dia 30/04/2013 e antes era de R$ 70.000).
Lembre-se de que não é tão raro um banco quebrar,

Relacionados