Syllabus Introdu O A TI 2015 1

1296 palavras 6 páginas
DISCIPLINA.. : INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SEMESTRE/ANO : 1º/2015
DEPARTAMENTO : IMQ
CURSO : CGA
SEMESTRE CURRICULAR : 1º
NÚMERO DE CRÉDITOS : 4
PROFESSORES : Fernando Claro Tomaselli; José Luiz Kugler
COORDENADOR : José Luiz Kugler OBJETIVOs Da disciplina
A disciplina visa desenvolver o raciocínio do aluno em relação às características, restrições e potenciais da TI como ferramenta de gestão. A tecnologia da informação (TI) abrange dois domínios principais:
O uso de equipamentos (computadores, servidores, dispositivos móveis e redes de comunicação) para manusear, armazenar, processar e transmitir dados, bem como protocolos e regras de interconexão entre diferentes plataformas tecnológicas; e
O uso de ferramentas de software e sistemas de informação para suportar os processos produtivos (sistemas integrados de gestão empresarial, gestão do relacionamento com clientes, gestão da cadeia de suprimentos, sistemas customizados, entre outros); e para analisar informações e apoiar o processo decisório nas organizações.
Sob o ponto de vista das empresas, a disciplina aborda como a tecnologia deve ser direcionada para atender de forma efetiva às necessidades organizacionais. Sob o ponto de vista individual, a disciplina fornece os conhecimentos necessários para o aluno utilizar a TI nas suas tarefas cotidianas, com ênfase nas ferramentas de produtividade pessoal.

OBJETIVOs De aprendizagem
1. O aluno deverá ser capaz de identificar as situações em que a TI pode ser aplicada para aperfeiçoar os processos produtivos e a tomada de decisão nas organizações.
2. O aluno deverá ser capaz de identificar as principais modalidades de equipamentos e plataformas de TI bem como as principais ferramentas de software e sistemas de informação aplicadas no meio empresarial.
3. O aluno deverá desenvolver habilidades de análise e

Relacionados