Syjgjuç

2054 palavras 9 páginas
As Três Dimensões da Santidade na Vida do Crente “Sereis santos, porque eu sou santo” Lv 11.44 .

1- Introdução

Deus é arbitrário em exigir santidade de nós. Por isso a ordem "Sede santos". A Bíblia diz na Epístola aos Hebreus 12.14: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". SEM A SANTIDADE NÃO PODEMOS TER UMA COMUNHÃO MAIS PROFUNDA COM DEUS

Para entendermos a palavra santo temos que observar uma distinção entre a Santidade de Deus e a santidade humana.

Quando a Bíblia diz que Deus é Santo, está falando de uma santidade ABSOLUTA. A palavra Santo, no sentido absoluto, diz respeito a Deus, significa que Ele é diferente de nós e é absolutamente puro. Ele é Único, por isso é absoluto.

Quando Deus exige que sejamos santos, Ele está falando de uma santidade RELATIVA. A santidade do homem é diferente da Santidade de Deus pelo fato de que somos pecadores, por isso precisamos viver uma vida de santificação diária. Contudo, não somos perfeitos como Deus, e com certeza não somos puros, pois somos pecadores. Entãocomo a Bíblia nos chama de santos?

Para responder essa questão, devemos perceber que no A.T., quando Deus tirou os israelitas da escravidão do Egito, do opressor, e tornou-os uma nação especial, Ele os separou. Chamou-os de povo escolhido e deu-lhes uma ordem especial: Lv 11.44 “Sereis santos, porque eu sou santo".

OS SANTOS DAS ESCRITURAS ERAM ASSIM CHAMADOS NÃO POR JÁ SEREM PUROS, MAS PORQUE ERAM SEPARADOS E CHAMADOS PARA A PUREZA. Somos considerados santos porque fomos consagrados a Deus, fomos separados e chamados para viver de forma diferente. A vida cristã é caracterizada pela inconformidade. Essa idéia é expressa na carta de Paulo aos Romanos 12.1,2 : “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa

Relacionados