Svc- compensador estático de reativos - simulação

Páginas: 15 (3635 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENGENHARIA

Especialização em Sistemas de Energia Elétrica
Qualidade de Energia – Turma 2007.

CARLOS EDUARDO DE SOUZA MAGALHÃES

Capacidade de Compensação de distúrbios de um SVC
em uma USINA

Belo Horizonte
2009

INTRODUÇÃO
Resumo
A ideia inicial deste trabalho era, através de simulações de um sistema elétrico conhecido, avaliara capacidade do SVC (Static VAr Compensator) em mitigar harmônicos e flutuações de tensões causadas por fornos a arco elétrico.
O principal agente causador de flutuações de tensão neste sistema é o forno a arco. Tendo em vista a limitação de tempo, não foi possível elaborar um modelo detalhado destes fornos, sendo assim não se pode verificar a capacidade do SVC em compensar as flutuações detensão. Também não foi possível simular a injeção de harmônicos deste equipamento no sistema e consequentemente a mitigação destes harmônicos pelos filtros.
A elaboração de um modelo detalhado de forno a arco foi sugerido para elaboração de trabalhos futuros.
Apesar de não se ter o modelo detalhado dos fornos a arco, tem-se o modelo detalhado do SVC, e o modelo reduzido das cargas. Com estes dadosfoi possível fazer diversas simulações e assim compreender melhor o comportamento estático e dinâmico do SVC, durante a operação dos sistemas de potência, e constatar a capacidade dos filtros de mitigar os harmônicos. Por meio estas simulações também foi possível demonstrar detalhadamente o mecanismo de controle de reativos e de tensão, bem como a operação em conjunto com os filtros.
Objetivos doTrabalho
Este trabalho faz uma análise sobre a capacidade de um compensador estático de reativos (static VAr compensator - SVC), funcionando em conjunto com filtros harmônicos, em mitigar flutuações de tensão causadas pelos fornos elétricos de uma planta piro – metalúrgica e distorções harmônicas causadas por estes equipamentos e pelos reatores controlados por tiristores (TCRs) do SVC.Através das análises dos resultados obtidos poder-se-á verificar a eficácia do SVC e dos filtros harmônicos e compreender melhor o funcionamento destes equipamentos.
Justificativa
O grande número de publicações para análise do SVC mostra a importância deste equipamento nos sistemas elétricos de potência.
Desde a sua concepção na década de 80, este equipamento tem passado por um contínuo processo deaperfeiçoamento tanto na parte de potência como no sistema de controle.
Sob o ponto de vista do sistema de potência, as chaves semicondutoras de potência estão em um contínuo processo de aprimoramento. Novas tecnologias de chaves estão sendo desenvolvidas, contribuindo assim para o aumento da capacidade destes equipamentos. Na área de materiais semicondutores, grandes avanços são esperadosvisando à redução de custos.
Sob o ponto de vista do sistema de controle, algoritmos genéticos e aproximações baseadas em lógica fuzzy estão sendo propostas para implementar técnicas de controle mais robustas para o SVC. A superioridade dessas abordagens sobre os métodos convencionais é confirmada através de observações no aumento dos ganhos do SVC operando em um sistema de potência. Analisando estesaspectos, percebe-se que está ficando cada vez mais viável a utilização destes controladores.
Devido à utilização crescente do SVC, a análise técnica para determinar o comportamento estático e dinâmico dos SVCs, durante a operação dos sistemas de potência, tem recebido atenção especial nos anos recentes. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para um melhor entendimento dofuncionamento deste equipamento, mostrando a capacidade que o SVC tem de compensar as variações de tensão, controlar reativos e mitigar os harmônicos.
Pelo fato de existirem poucos equipamentos deste tipo no país, este tipo de estudo pode trazer informações relevantes para novos trabalhos e desenvolvimento de tecnologia.
Metodologia de Trabalho
O método a ser utilizado ao longo deste estudo será,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compensador estático de reativos – svc
  • Compensador estático de Reativo
  • Proteção de Compensadores Estáticos
  • Compensadores
  • compensadores
  • Reativo
  • Simulação
  • Simulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!